Voluntariados da quarentena

18 de setembro de 2020

A pandemia do novo coronavírus chegou com muitas incertezas. Temos adaptado nosso cotidiano (para não dizer nossa vida inteira) à existência desse vírus, mas algumas pessoas tiveram mais problemas com essa adaptação e passam por mais dificuldades. Percebendo este cenário, um movimento mundial levou os que têm mais recursos e tempo a dedicarem-se a ajudar quem precisa. A comunidade do Centro Educacional Pioneiro sempre foi muito solidária, e neste novo momento mostrou que união e empatia fazem muita diferença!

Adaptação: o papel da Tutoria na transição para o Fundamental 2
Clube de Leitura Pioneiro: ler é para todos
Família compartilha aprendizados de quarentena

Já mencionamos aqui trabalhos como o das Costureiras Solidárias, lideradas por mães do Pioneiro, que confeccionam materiais como máscaras e aventais para hospitais e entidades que precisam de apoio. Também os alunos iniciaram um projeto muito bonito, o Doe 15 Minutos que, além de promover a saúde física, transformam o bem-estar de cada um em doações para comunidades que estejam precisando.

Outras ações individuais de voluntariado são comuns na comunidade, como a da inspetora Raimunda Pereira, nossa querida Rai, que faz e entrega marmitas para comunidades carentes desde muito antes da quarentena.

O Dr Renato Massaki Ito, pai das alunas Laura e Mariana, é médico acupunturiatra. Ao retomar suas atividades profissionais, notou o delicado estado emocional de seus pacientes e, pensando no Pioneiro, entendeu que talvez pudesse oferecer aos profissionais da escola alguma ajuda.

“Ações voluntárias, sejam elas de qualquer natureza ou profissão, contribuem de maneira ímpar na qualidade de vida das pessoas.”

Dr Renato Ito

Ele ofereceu, então, sessões de auriculopuntura para os nossos colaboradores, que visam o alívio de dores articulares, enxaqueca, insônia, ansiedade etc. “O cenário da pandemia com quarentena, isolamento social e diversas informações novas trouxeram emoções como medo, insegurança, preocupação, irritação, tristeza e ansiedade”, explica o Dr Ito. “Como a auriculomedicina é uma opção para auxiliar na saúde emocional, encontrei uma forma de retribuir o esforço e a dedicação dos colaboradores do Centro Educacional Pioneiro às nossas crianças.”

Auriculopuntura
Especialidade da acupuntura em que se colocam sementes de mostarda, com esparadrapo bege, em pontos localizados na orelha, fazendo pressão. Cada ponto do pavilhão auricular reflete mudanças em órgãos, membros, tecidos e vísceras.

E não podemos nos esquecer dos integrantes do Conselho e da Diretoria da Fundação Instituto Educacional Dona Michie Akama, mantenedora do Pioneiro. São profissionais de diversas áreas de atuação, ligados ao Pioneiro (ex-alunos, pai de ex-alunos, ex-professores etc), que dedicam tempo e expertise de forma voluntária, ou seja, sem remuneração, para a elaboração do planejamento estratégico, a execução dos projetos que atendam às novas demandas e a gestão operacional dos recursos financeiros da Fundação.

Agradecemos a essas e todas as pessoas que se preocupam com o próximo e tentam ajudar! Citamos aqui apenas algumas das iniciativas das quais temos conhecimento. Temos certeza de que muitas outras acontecem todos os dias, seja dentro de nossa comunidade ou contribuindo com outros coletivos.

São atitudes como essas que nos enchem de esperança para um futuro mais justo e digno para todos. Que nossos alunos possam vivenciar essa corrente do bem e levar adiante esses ensinamentos que vocês, famílias, promovem todos os dias. Gratidão!

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn