As séries iniciais do Ensino Fundamental I dão continuidade ao que foi iniciado na Educação Infantil, de modo que a rotina escolar se torna gradativamente mais desafiadora em termos de organização, estudo e compromisso com as atividades escolares com o avanço das séries.
A partir do 2º ano as disciplinas curriculares assumem um contorno mais definido, o que permite a adoção de materiais didáticos estruturados, além da elaboração de atividades específicas de acordo com o propósito pedagógico. Fazem parte do cotidiano escolar jogos matemáticos, dramatizações, estudos do meio, práticas no laboratório de Ciências e de tecnologia educacional.
A organização do espaço da sala de aula depende da interação que se deseja promover. O trabalho em duplas ou em grupos é bastante valorizado por favorecer a troca de informações e a interação social.
O educador age como um facilitador do diálogo, garantindo que as negociações se baseiem no respeito mútuo, que resultem em uma solução para o conflito e na percepção sobre a necessidade de uma ação ajustada à situação.
As disciplinas de História, Geografia, Ciências, Língua Portuguesa, Artes e Matemática (1º ao 4º ano) são ministradas por professoras polivalentes. As aulas de Educação Física, Inglês, Música e Matemática (5º ano) são conduzidas por professores específicos dessas áreas de conhecimento.
“Uma prática importante no Ensino Fundamental é a organização de rodas de conversa, assembleias, discussões em pequenos grupos e/ou em particular de modo a garantir que todos possam exercitar suas habilidades de argumentação, negociação, cooperação, empatia – e consigam tomar consciência das próprias atitudes e do ponto de vista do outro.”
As situações avaliativas são parte integrante do processo de ensino aprendizagem possibilitando ao professor direcionar o processo de ensino de forma a alcançar os objetivos propostos. Os resultados são informados trimestralmente por meio de um relatório de observação preparado pelos professores no 1º ano e por meio de a atribuição de notas de 0 a 10 do 2º ao 5º, conforme o rendimento no dia a dia e nas avaliações formais. A média mínima necessária para aprovação é 6.
Horários
Ensino Fundamental I
Manhã: 7h30 às 12h35
Tarde: 13h10 às 18h15
Ensino Fundamental II
Manhã: 7h às 12h45
Tarde: 13h às 18h45
Dividido em nove fases anuais, o Ensino Fundamental traz um gradativo e constante aporte de conhecimentos e habilidades que serão completados no Ensino Médio, segmento que finaliza o ciclo da educação básica.