• Home
  • Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II

Proposta de construção e vivências significativas

No Pioneiro, reconhecemos o momento de desenvolvimento dos adolescentes, com todos os desafios inerentes à fase, e oferecemos uma proposta estimulante e relevante, que leva em consideração suas necessidades e aspirações. O resultado é uma proposta significativa para o jovem, que visa fomentar sua autonomia e capacitá-lo para enfrentar não apenas os desafios acadêmicos, mas também os desafios da vida cotidiana, com confiança e determinação.

O(a) estudante, nesta etapa, está construindo a sua identidade social. Desenvolver o autoconhecimento é fundamental para a tomada, de maneira consciente, das decisões importantes que começam a surgir em sua vida escolar e pessoal. 

É hora de explorar em profundidade o ambiente natural, social, cultural, político, econômico e tecnológico, que serve como base para nossa sociedade. Os alunos não apenas adquirem conhecimento sobre a realidade, mas a constroem ativamente, intervindo, refletindo, estabelecendo conexões, dialogando, investigando cenários e avaliando os resultados de suas ações.

Horários

Manhã:
7h às 12h40

Tarde:
13h às 18h40

Processo Avaliativo

A avaliação é o processo de análise do desenvolvimento da aprendizagem, por isso, precisa ser coerente às propostas desenvolvidas com a turma e também diversificada, para garantir que todos os aspectos e habilidades envolvidos estão sendo considerados. A partir das avaliações, é possível estabelecer intervenções e (re)planejamentos para que a aprendizagem seja aperfeiçoada. Assim, nos Anos Finais do Ensino Fundamental do Pioneiro, elas acontecem por meio de provas formais, bem como apresentações e produções das mais variadas formas (podcasts, sites, seminários, pesquisas, simulações, conclusões de projetos, intervenções artísticas e muitas outras), que no conjunto permite que escola, estudantes e familiares tenham uma visão ampla de tudo o que está sendo desenvolvido e como está o processo de aprendizagem.

Espaços

O espaço é um fator importante para a aprendizagem, por isso, nossas salas de aula permitem a reorganização constante do mobiliário, oferecendo mobilidade nas mais diferentes propostas. Todas as alunas e alunos têm um armário individual para sua organização, além de espaço dentro e fora da sala para exposição dos trabalhos.

Fora da sala de aula, consideramos toda a estrutura do Pioneiro um espaço de aprendizagem. Por isso, as quadras, pátio, laboratórios, sala de arte, estúdio, biblioteca, sala de áudio e terraço são constantemente frequentados pelas turmas.

Diferenciais do Pioneiro

Excelência de aprendizagem

Metodologias contemporâneas, inclusive por projetos, aliadas à aprendizagem tradicional

Corpo docente qualificado, formação continuada

Repertório em vivências diferentes

Aulas de apoio pedagógico

Números de alunos reduzidos por turma

Uso da tecnologia como aliada ao processo de aprendizagem

Estímulo ao desenvolvimento da autonomia e responsabilidade

Empreendedorismo, Cidadania Digital entre outros.

Transição cuidadosa que considera a progressão entre os ciclos

Convivência ética a cidadania

Construção de um espaço mais democrático por meio de assembleias (discussão de pautas definidas pela turma)

Projetos como Mediação, Convivência Ética e Trilha (Projeto de Vida dos 9º anos)

Projeto antibullying estruturado

Marque uma visita e conheça o Centro Educacional Pioneiro.

Preencha os dados abaixo e em breve entraremos em contato.

Ao clicar em “Enviar”, você consente que os dados fornecidos nesse formulário serão utilizados para entrar em contato para marcar visita à escola e para fornecer informações pertinentes ao Centro Educacional Pioneiro como, por exemplo, esclarecimentos sobre matrícula, novidades etc.

Caso queira saber mais como utilizamos seus dados, consulte o nosso Aviso de Privacidade.