No Ensino Fundamental II, o aluno do Centro Educacional Pioneiro é colocado em contato com várias possibilidades de aprendizado seja em conteúdos pragmáticos, como o conhecimento e potencialidades do corpo, seja em questões mais subjetivas.
As discussões ocorrem oferecendo elementos da arte, da cultura, das tecnologias, com dedicação criteriosa para que possam sair da esfera da reflexão e passem a aplicar, nas atitudes diárias, os conhecimentos construídos, incluindo os relativos à atuação como cidadãos.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, os objetivos de ensino para o Ensino Fundamental II devem assegurar aos estudantes o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura essenciais para a vida em sociedade. Os objetivos educacionais devem estar pautados na compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
O aluno não apenas conhece a realidade, mas atua sobre ela intervindo, pensando, relacionando, conversando, trocando com seus pares, investigando outros cenários e observando os resultados de suas ações.
Assim, o aluno constrói profundamente sua identidade social de maneira sólida e consciente, não só com vistas à vida escolar, como também vislumbrando uma atuação mais autônoma no mundo.
“O Pioneiro se esforça para ampliar essas percepções por meio da ideia de aplicabilidade, por isso investe na participação social e política, além de dar especial ênfase às discussões acerca dos deveres civis e sociais como forma de ajudar o corpo discente a adotar atitudes reais de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças para um maior respeito ao próximo. “
Nossos Diferenciais:
Horários
Ensino Fundamental I
Manhã: 7h30 às 12h35
Tarde: 13h10 às 18h15
Ensino Fundamental II
Manhã: 7h às 12h45
Tarde: 13h às 18h45
Dividido em nove fases anuais, o Ensino Fundamental traz um gradativo e constante aporte de conhecimentos e habilidades que serão completados no Ensino Médio, segmento que finaliza o ciclo da educação básica.