Clube de Leitura Pioneiro: ler é para todos

21 de agosto de 2020

Com encontros abertos e gratuitos, o grupo incentiva leitura e discussão de algumas das obras estudadas pelos alunos do Fundamental II e Médio

A leitura é, por si só, uma atividade enriquecedora e prazerosa. Quando desfrutada em grupo, muitos outros aprendizados acontecem: é possível compartilhar experiências, opiniões, mundos. É um acontecimento mais rico e vivo. Foi pensando em promover essa troca que a coordenadora de Língua Portuguesa (LP) Gisa Gasparotto e a bibliotecária Elisabete Feitoza montaram o Clube de Leitura Pioneiro.

Novos hobbies e aulas remotas: alunos do Ensino Médio falam da nova realidade
Alunos escrevem cartas para profissionais de hospitais
Especial Metodologias Ativas: Ensino Híbrido

O projeto teve início em 2018, na Formação Geral Anual dos colaboradores do Pioneiro, quando Bete e Gisa discutiram o desejo em comum de ampliar o espaço de compartilhamento de experiências de leitura e interação entre leitores. Com um clube de leitura seria possível também aproximar a comunidade das obras literárias abordadas no Ensino Fundamental II e Médio, com mediação das professoras de Língua Portuguesa e convidados. Optou-se por serem encontros abertos e gratuitos.

Com objetivos e formato definidos, a divulgação incluiu página no Facebook, cartazes espalhados pela escola, flyers distribuídos pela vizinhança, entre outras estratégias e, claro, o boca a boca.

Desde a primeira leitura, em abril de 2019, já foram 11 obras discutidas (vide quadros abaixo) em encontros presenciais e, neste ano, virtuais. Cada abordagem teve um formato, a critério das professoras mediadoras. As discussões também foram variadas, em conformidade com as obras e demandas dos participantes.

Com a quarentena, os Clubes de Leitura ganharam ainda mais força no Brasil. Seja por se ter mais tempo para se dedicar à leitura, por necessidade de socialização, por comodidade de não precisar se deslocar ou qualquer outro motivo, a procura por essa atividade aumentou[1]. E com o Clube de Leitura Pioneiro não foi diferente. Os encontros, que presencialmente contavam com 15 a 20 pessoas, no formato virtual chega a ter mais de 50 participantes. “Fomos nos adaptando a essa nova realidade [de encontros virtuais]. Nosso primeiro encontro nesse formato foi um desafio.‘Fahrenheit 451’, de Ray Douglas Bradbury, foi escolha de Maria Luiza Ferrari Simões, mãe da aluna Letícia Simões Stendard (7º ano). Ela foi convidada a conduzir o encontro juntamente com o professor de História Michael dos Santos, com a coordenadora Gisa e apoio técnico da Bete, que comemoraram a experiência incrível e o resultado final.

Maria Luiza se interessou pela proposta do Clube de Leitura desde o início e participou de todos os encontros presenciais em 2019. Ao final do último encontro do ano passado, as mães e avó participantes do Clube foram convidadas por nossa diretora Irma Akamine Hiray a apresentarem a primeira obra de 2020, caso desejassem. E Maria Luiza topou!

Maria Luiza fala sobre o livro “Fahrenheit 451” em encontro virtual do Clube de Leitura Pioneiro

“Já havia lido ‘Fahrenheit 451’ há uns 15 anos e reli para a apresentação. Essa releitura foi muito interessante. Com mais conhecimento de fatos atuais e históricos, pude fazer várias conexões com a nossa realidade”, lembra Maria Luiza. “Achei que seria difícil encontrar uma forma objetiva de expressar minhas opiniões e interpretações para várias faixas etárias, várias pessoas com visões diversificadas. Mas, com a ajuda da Bete, Gisa e Michael, tudo transcorreu muito bem.”

Gisa e Bete entendem que a iniciativa de discutir as leituras em grupo incentiva o hábito leitor de jovens e adultos. “Segundo a autora Luzia Maria, em ‘O Clube do Livro: ser leitor – que diferença faz?’[2], nos ensinos Fundamental e Médio, a paixão de ler é o mais benéfico dos contágios. Ademais, o envolvimento dos professores certamente instiga o dos alunos e, consequentemente, interfere no seu hábito de leitura”, afirmam. Maria Luiza concorda. “Participar do Clube de Leitura foi muito bom para mim, pois tive contato com obras que normalmente não conheceria. Amplio minha lista e, a partir dela, conheço outras de diferentes estilos e autores”, diz.

Acesse a página do Facebook para saber de todas as novidades e acessar dicas de materiais complementares às leituras do mês. Os links, dias e horários dos encontros são divulgados com antecedência.


[1] https://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,clubes-de-leitura-aproximam-pessoas-distraem-e-proporcionam-trocas-de-experiencia-no-isolamento,70003342172

[2] Editora Global, 2016

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn