• Home
  • Artigos
  • Família compartilha aprendizados de quarentena

Família compartilha aprendizados de quarentena

21 de agosto de 2020

Convidamos uma família do Pioneiro para contar um pouco de seu cotidiano em isolamento social, em uma casa com um casal e três filhos. Vejam o que eles têm a dividir!

Olá, somos a Família Akissue!

Eu sou Tatiana, a mãe. Fomos convidados para contar um pouco sobre o nosso cotidiano familiar durante o isolamento social.

Era para ser um vídeo, mas… considerando o barulho ensurdecedor da obra do nosso vizinho e a dinâmica familiar, o melhor que nos foi possível está aqui. Fica o convite para que, à medida em que você for lendo, vá imaginando a história na sua cabeça, ok?

Nossos 3 filhos, Luana (6º ano), Beatriz (4º ano) e Pedro (2º ano) entraram no Pio em 2019, mas a história da nossa família com a escola é bem mais antiga. Meu marido, Tiago, e suas três irmãs estudaram no Pio também: ele entrou com 4 anos (1982) e saiu ao concluir a “antiga” 8ª série, porque, naquela época, o Pio não oferecia o Ensino Médio. Calma! A história é ainda mais antiga! A avó materna dele (batian), Dona Shigueko Matsubara Akissue, foi uma das alunas de corte e costura da Dona Michie Akama, acredita?

O ano letivo de 2020 começou, tudo aparentemente “normal”, até que no dia 17/03/2020 as aulas presenciais foram suspensas. As três crianças 24 horas em casa e nós sem entendermos direito o que estava acontecendo, por quanto tempo seria, quando acabaria, como iríamos nos organizar, nos proteger, quando as aulas voltariam. A única “certeza” era de que algo muito sério estava acontecendo, algo nunca visto e nem vivido antes e que teríamos que ficar em casa.

Nossa rotina foi repentinamente mudada. No começo até pareciam férias mas, depois de alguns dias dentro de casa, ficou claro que não eram. Nós não podíamos sair, não podíamos passear, não podíamos encontrar nossos entes queridos. Começamos a fazer serviços domésticos que antes não fazíamos, pelo menos não com tanta frequência (lavar, cozinhar, limpar), começamos a valorizar ainda mais a importância das relações humanas, do contato com a natureza, percebemos também que essa “quarentena” poderia durar bem mais do que ‘apenas’ 40 dias… que agora seria ainda mais importante cuidarmos da nossa imunidade, comer bem, dormir bastante, beber bastante água, movimentar nosso corpo, tomar sol…

Para um “novo normal” a necessidade de uma nova rotina, seguindo o que chamo de “mentalidade de acampamento”, ou seja, as atividades têm horários, todo mundo participa e colabora de acordo com as suas possibilidades, somos um time/uma equipe, todos são importantes.

Bia, Pedro e Lua: O que não é tão legal das aulas online?

  • “Não poder conversar a sós com os amigos da sala de aula”
  • “Não ter recreio para brincar e conversar”
  • “Não poder ter as festas, gincanas e torneios”
  • “Não comprar na cantina”
  • “Ter distrações em casa que atrapalham a concentração nas aulas”

Bia, Pedro e Lua: Qual é a primeira coisa que vocês querem fazer quando o isolamento acabar?

  • “Encontrar nossa família.”
  • “Fazer uma festa no parque das bicicletas.”
  • “Encontrar os amigos e professores lá no Pio.”

Nossa intenção não é dizer o que é certo ou errado, nós só contamos um pouco sobre a nossa rotina familiar durante o isolamento. Cada família tem a sua rotina, o importante é que seja uma rotina que seja boa e que funcione para você e para a sua família.

Agradecemos o convite. Desejamos que todos permaneçam saudáveis (fisicamente, mentalmente e emocionalmente) e seguros e que em breve possamos estar juntos novamente em segurança.

Com carinho,
Família Akissue 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn