Quando a Webquest chegou no 1º ano

2 de outubro de 2020

Daniella Carnicelli, professora o 1º ano

Lembro-me muito bem das atividades que eu mais gostava da minha época de escola, mas existiam algumas que não eram tão interessantes e agradáveis para mim, uma criança de oito ou nove anos. Uma em especial era quando a professora pedia para fazer pesquisas. Nesse momento eu já sabia, lá ia eu buscar o famoso “livrão do papai” que ficava na parte mais alta da estante do corredor de casa. Eu mal podia alcançar, era a Barsa, uma enciclopédia cheia de textos e poucas figuras coloridas, e eu precisava ainda saber encontrar o volume e as páginas corretas: era isso ou eu tinha que permanecer a tarde toda na biblioteca da escola.

Como posso incentivar meu filho a ler?
Terrários: observação e aprendizado
Especial Metodologias Ativas: Ensino Híbrido

Hoje em dia, tudo mudou. Nossas crianças têm a facilidade de fazer buscas e pesquisas na internet, mas o que muitas vezes acontece é que eles jogam o tema a ser pesquisado na rede, teclam o CTRL C/CTRL V no trecho que interessa e pronto, está tudo resolvido. Porém, isso não é pesquisa e o conteúdo encontrado não é transformado em conhecimento. Temos que lidar também com outro sério problema, que são as fontes de dados não confiáveis existentes e as chamadas fake news, que têm tomado conta das redes digitais.

Pensando em tudo isso e na faixa etária dos meus alunos, que são crianças de 6 e 7 anos que estão vivenciando a fase mágica e encantadora da alfabetização, surgiu a ideia de trabalhar pesquisas em uma Webquest.

Webquest é um projeto de pesquisa orientada que utiliza recursos da Web (internet) para realizar tarefas e desenvolver o aprendizado de conteúdos. O professor propõe desafios e perguntas e auxilia os estudantes com links e recursos on-line que ajudam na construção de conhecimento.

Na Webquest, criamos um roteiro orientado de pesquisa onde as fontes são sempre seguras e o tema a ser estudado se torna significativo e interessante para a criança. A escrita é toda feita em letra bastão para que o aluno consiga fazer a leitura de forma independente e são inseridas aquelas imagens de que eu sentia falta na Barsa, imagens coloridas e algumas vezes interativas para que o passeio pela página se torne leve e prazeroso.

Quando a criança faz a leitura do tema que está sendo proposto, surgem questionamentos em sua cabecinha pois são lançados tarefas e desafios e ela é convidada a solucioná-los. Essa reflexão é transformada em aprendizagem com gostinho de quero mais! Dessa maneira, vamos inserindo novos conteúdos até que todo o tema seja tratado e o planejamento, concluído.

E o mais bacana da Webquest é que a criança adquire todo o conhecimento necessário e ainda se diverte fazendo uma pesquisa.

Não vejo outra forma melhor para 1º ano fazer pesquisas, você vê?

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn