Como posso incentivar meu filho a ler?

14 de setembro de 2020

Débora Martins, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e 1ºs anos

É comum que os pais e/ou responsáveis se preocupem em como ensinar o seu filho a ler. Quem tem acesso a boas leituras pode desenvolver um melhor entendimento sobre a experiência humana e sobre si. Além disso, possui maior habilidade em se comunicar oralmente e por escrito.

Em casa: coordenadora da Educação Infantil dá dicas sobre aprendizagem
“Não existe sentimento errado”, diz especialista; assista à conversa

A família é fundamental para incentivar e estimular o processo de leitura infantil. Crianças aprendem pelo exemplo. Fazer parte de uma família de leitores é um excelente caminho.

Dicas para ajudar o seu filho:
1 – Favoreça o encontro com bons livros: as crianças precisam ter contato com livros de boa qualidade literária e estética;
2 – Leia junto com o seu filho: redescubra o prazer de ler ao lado do seu filho. Reserve um tempo do dia para escolher e ler um livro juntos;
3 – Crie uma rotina para leitura em família: reserve um tempo para ler com o seu filho antes de dormir ou no final de semana;
4 – Proponha leitura de livros diferentes: contos, quadrinhos, poemas, novelas, narrativas visuais. Procure livros que tenham ilustrações que usem técnicas variadas.

Os livros que indicamos:

CROCODALI
Autora e ilustradora: Lucy Volpin – Tradução de Janice Florido – Editora Saber e ler
Crocodali, o pintor mais talentoso do mundo, precisa da sua ajuda para criar mais uma obra-prima. Vire o livro! Agite! Assopre para ajudar a espalhar a tinta! Não se esqueça de fazer exatamente o que Crocodali lhe diz! Senão…

O CASO DAS BANANAS
Autor: Milton Célio de Oliveira Filho – Ilustradora: Mariana Massarani – Editora: Brinque-Book
Quem teria comido as bananas do macaco? Esse é o mistério que vem agitando a mata e que vai levar o pequeno leitor a avançar página a página com prazer na leitura do livro. Desvendar o caso é missão da investigadora Coruja. Missão nada fácil, pois todos os bichos são suspeitos e, para complicar mais ainda, cada um joga a culpa no outro. Não, não assim deslavadamente, mas por meio de enigmáticas insinuações. Porém, a Coruja, inteligente como ela só, vai decifrando uma a uma e, seguindo essas pistas, encontra a verdade.

TEM UM TIGRE NO JARDIM
Texto e ilustração : Lizzy Stewart – Editora: Salamandra
Nora não acredita quando a vovó diz que viu um tigre no jardim. Os tigres moram na floresta, eles não moram em jardins. Portanto, com certeza, DE MANEIRA ALGUMA, não pode haver um tigre no jardim… Ou será que pode?

O MENINO AZUL
Autor: Cecília Meireles – Ilustrador: Elma – Editora: Global
O menino quer um burrinho/ que saiba inventar/ histórias bonitas/ com pessoas e bichos/ e com barquinhos no mar. A suavidade de sua poesia encanta tanto criança como jovens e adultos.

NO SUPERMERCADO DOS ANIMAIS
Autora: Giovanna Zoboli – Ilustração: Simona Mulazzani – Editora Pequena Zahar
Entre para fazer compras no supermercado dos animais! Satisfação para todos os gostos! Descontos! Ofertas! Produtos naturais! Qualidade e conveniência para toda a família, de qualquer espécie e tamanho… Os animais sempre fazem a coisa certa quando o assunto é comida. Um livro alegre e colorido para mostrar que proteger a natureza e comer bem fazem parte de um mesmo projeto de vida.

NUNCA ACONTECE NADA NA MINHA RUA 
Autor: Ellen Raskin – Tradutor: Dani Gutfreud – Editora: Amelí
Nunca acontece nada na minha rua é a história de um menino chamado Luís Rodolfo, que parece chateado, emburrado. Ao longo da história várias coisas acontecem e Luís Rodolfo não percebe. Será que você conseguirá descobrir?

BOJABI A ÁRVORE MÁGICA
Autores: Piet Grobler e Dianne Hofmeyr – Tradutora: Carolina Maluf – Editora: Biruta
Bojabi a árvore mágica é um conto africano. Conta a história de um grupo de animais famintos que encontram um árvore suculenta, porém, enrolada na árvore estava a maior serpente píton que já tinham visto. O que será que vão fazer?

TODAS AS CORES DE MALU
Autor: Rosana Mont’Alverne. –  Ilustrador: Maurizio Manzo –  Editora: Aletria  
Pretinha, magrelinha, olhinhos arregalados, Malu foi parar em uma casa enorme, cheia de pessoas branquinhas, branquinhas. Desde muito cedo, Malu aprendeu que as cores pintavam gente, coisas, plantas e animais. Até sentimentos, para ela, tinham cores. Uma noite, Malu acordou gritando e viu seu quarto todo vermelho. Sentia muito frio…Começava ali o maior desafio da vida de Malu.

ANITA, A ABELHA
Autora: Kátia Canton  – Editora Carochinha
Na colmeia da abelha-rainha não há lugar para Anita, uma abelhinha que não sabe fazer mel. O que ela faz é uma guloseima diferente… O que será? Enquanto os zangões zombam de Anita, ela conhece a abelha Belade, que lhe diz que nem tudo é o que parece. E quem poderia imaginar que dessa nova amizade sairia uma surpresa tão deliciosa?

DEU ZEBRA NO ABC
Autor: Fernando Vilela – Editora Pulo do Gato
Esse divertido “abichodário” traz uma sequência de animais que interage das maneiras mais inusitadas. A lista passa pelas 26 letras do alfabeto e animais de diferentes espécies e tamanho: do camelo que come a couve do dromedário, ao ornitorrinco que fica de olho nos ovos da pata, até chegar ao urso que urra assustando a vaca… Após a última letra, os animais que ficaram de fora do livro protestam com o autor, o que provoca um desfecho inesperado e o convite a uma nova leitura.

QUEM TEM MEDO DE QUÊ?
Autora: Ruth Rocha – Ilustradora: Mariana Massari – Editora: Salamandra
Todo mundo tem medo – e isso pode ser até bom. O que a gente não precisa é ter medo das coisas que não existem. Nos livros desta série, você vai conversar com Ruth Rocha sobre seus medos… E descobrir outros que nem imaginava que existiam. E, principalmente, vai aprender que o humor é a melhor maneira de enfrentá-los!

O REI BIGODEIRA E A SUA BANHEIRA
Autora: Audrey Wood – Ilustração:  Don WoodEditora Ática
Não há nada que faça o rei sair da banheira: nem guerra, nem almoço, nem pesca, nem baile. Até que o pajem tem uma ideia.

BEM LÁ NO ALTO
Autor: Susanne Straßer – Ilustração: Julia Bussius – Editora: Companhia das Letrinhas
Neste livro, um urso avista um bolo. Ele parece muito apetitoso. Mas, puxa, está bem lá no alto… Como o urso vai conseguir pegá-lo? Um livro para crianças bem pequenas em que se mostra o quanto é bom poder contar com a ajuda dos amigos e de acontecimentos inesperados.

SE EU FOSSE UM GRANDE GIGANTE
Autor e ilustrador: Guridi  – Editora: Pulo do Gato
Ao ver uma trilha de formigas o menino se sente muito grande. Então ele pensou que, para elas, ele era enorme: um grande gigante! E motivado por sua imaginação reflete sobre tudo o que poderia fazer se ele fosse um grande gigante. Gigantes são capazes de muitas coisas impossíveis para as pessoas comuns, como acariciar as nuvens ou abraçar as montanhas… Mas talvez se sintam muito sozinhos algumas vezes, e desejem ser pequenos como as crianças.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn