Na semana do dia 9 de novembro, teve início o Acolhimento Presencial* dos alunos do Infantil ao Ensino Fundamental II. Após pesquisa junto às famílias, os alunos interessados nas atividades foram divididos em grupos menores de acordo com faixa etária e de modo que os horários não conflitassem com as aulas regulares ou os Cursos Extras do Pioneiro.
Como será o acolhimento presencial do Ensino Médio
Adaptação: o papel da Tutoria na transição para o Fundamental 2
Foi uma primeira semana de acolhimento para matar a saudade e se mexer! A equipe teve formação sobre os protocolos de segurança, os professores envolvidos pensaram em novas atividades e adaptaram outras para atender aos critérios de distanciamento social e higiene necessários.
“Muitas atividades recreativas precisaram ser adaptadas, sem contato corporal ou manipulação de objetos que normalmente são compartilhados em jogos, como a bola. As atividades artísticas foram elaboradas com uso de materiais individuais. As rodas de conversa e contação de histórias estão acontecendo também com espaços demarcados”, conta Elaine Cardoso de Mattos Macedo, coordenadora do Período Opcional Integral. “São novos formatos de convivência que todos precisamos aprender. Apesar de ainda estarmos vivendo uma pandemia, esse retorno demonstrou a importância do encontro, da troca, da risada espontânea e a necessidade do convívio que reabastecem a nossa energia vital”, completou.
Veja algumas imagens da primeira semana de Acolhimento Presencial:
*Lembrando que o Acolhimento é um encontro opcional, pois as aulas da Educação Infantil e Ensino Fundamental seguem 100% on-line até o final do ano letivo.