• Home
  • Notícias
  • Sala de aula invertida: Música nos 6ºs e 7ºs anos

Sala de aula invertida: Música nos 6ºs e 7ºs anos

11 de julho de 2020

Por Elisa Varro, professora de Música dos 6ºs e 7ºs anos

O afastamento causado pelo Covid 19 exigiu de nós, professores, a elaboração de medidas para que conseguíssemos que o aluno se apropriasse dos conteúdos trabalhados da forma mais eficaz possível. Uma das metodologias utilizadas é a aula invertida; o aluno estuda o conteúdo previamente para haver a discussão na aula seguinte.

Especial Metodologias Ativas: sala de aula invertida
Novas conexões: coordenadora de Tecnologia Educacional comenta ensino remoto emergencial

Estamos trabalhando desta forma nas aulas de música dos 6ºs e 7ºs anos. A aula é postada com antecedência e discutida na aula on-line seguinte.

É uma estratégia desenvolvida muito recentemente nas aulas de música, que terá continuidade presencialmente, pois se mostrou muito conveniente para um melhor aproveitamento do tempo e desenvolvimento de diversas competências do aluno.

É desafiador, pois depende do engajamento dos alunos porque, apesar do professor poder conferir se as aulas postadas foram acessadas, não garante a leitura e audição dos conteúdos e consequente aprendizado dos mesmos. É uma construção que demanda tempo para o entendimento do sistema e responsabilidade para o protagonismo do aluno em seu aprendizado.

Em função disto, depois de aguçar a curiosidade do aluno para o prévio estudo, são solicitados exercícios e elaboradas avaliações de pontos chaves deste conteúdo de modo que o aluno demonstre seu aprendizado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn