O processo de aprendizado pode ser vivido de muitas formas. A escola propõe diversas delas, dentro e fora da sala de aula. Trabalhos e discussões em grupo, projetos, pesquisas, vivências, estudos do meio, apenas para citar algumas. Dentre elas, a lição de casa é um dos recursos para incentivar a curiosidade e a autonomia da criança.
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Mas sem ansiedade! As tarefas de casa não devem ser encaradas como um teste, mas sim como um momento de estudo do(a) aluno(a), uma oportunidade de os professores observarem como está o aprendizado dele(a) em relação àquele assunto.
A coordenadora do Ensino Fundamental, dos 2ºs aos 5ºs anos, Cátia Hashimoto, esclareceu algumas dúvidas sobre essa atividade, como a ajuda da família e a periodicidade com que é indicada. Confira na entrevista!
Centro Educacional Pioneiro – Qual a importância da lição de casa para o aprendizado da criança?
Cátia Hashimoto – Para nós, a lição de casa, além da função de criar uma rotina de estudo, também serve como uma maneira de vermos como está o desempenho daquela criança. Porque no dia a dia, quando ela está na escola, ela sempre tem o apoio dos colegas e da professora. Por exemplo, quando ela não entende algo mas outro colega faz uma pergunta e a professora responde, às vezes já esclarece a dúvida. Uma olhadinha pro lado e a criança vê a resposta do colega ou consegue deduzir o que é para ser feito.
Mas quando ela vai fazer a lição de casa, consideramos que é o único momento em que ela realmente está sozinha para fazer aquela atividade e podemos observar como está o aprendizado dela em relação àquele assunto.
Consideramos importante também que a criança faça as tarefas sempre consultando seu material. Porque a tarefa é um momento de estudo, mas não queremos que ela estude para fazer prova, nós queremos que ela se dedique a aprender algo que será útil em algum momento da vida dela ou será útil para ela fazer outras conexões, outras sinapses, para utilizar o conhecimento no dia a dia.
Como os pais podem ajudar nesse processo?
CH – É desaconselhável que os pais se sentem ao lado da criança para fazer a lição com ela, porque acabam interferindo e a atividade acaba não mostrando realmente o desempenho da criança. Além disso, pode passar para a criança a sensação de que ela não tem a capacidade de fazer sozinha ou de que ela precisa de ajuda para conseguir fazer, e que ela precisa sempre acertar. São ideias equivocadas. É um momento, aliás, que a criança pode ficar a sós porque nada que a gente envia como tarefa de casa é algo impossível de a criança fazer sozinha.
A orientação que damos às famílias é criar uma rotina em casa para que a criança tenha um momento adequado para fazer a tarefa de casa. Como é esse momento adequado? Por exemplo, se ela precisa fazer a lição em uma mesa que fica num local que tenha um aparelho de TV, então ela precisa que seja um momento em que ninguém esteja assistindo à TV. O ideal é um lugar onde não tenha uma circulação grande de pessoas, sem muita interferência de barulho para que ela possa se concentrar.
Ela precisa ter esse local adequado, com iluminação adequada, material disponível para fazer as atividades. Hoje em dia, eles usam muito computador para pesquisar, então se for o caso, que a criança tenha ali próximo um computador/tablet/celular com internet, para que ela possa fazer uma pesquisa. É importante que ela tenha os materiais que foram enviados – quando enviamos materiais para tarefa de casa, enviamos junto material relativo àquele conteúdo para que ela sempre tenha material para consulta.
O meu filho não quer fazer a lição de casa. E agora?
CH – Depois de os pais estabelecerem uma rotina, deixarem claro para criança que a tarefa de casa é uma obrigação dela e é necessária, é preciso ter uma conversa sobre o melhor horário para se realizar a tarefa. Conversem com a criança. Tem famílias que insistem, por exemplo, que ela precisa chegar da escola, comer e sentar para fazer lição. Às vezes, a criança está cansada, ela precisa de um tempo para relaxar, brincar, para fazer nada, né? Em compensação, outras crianças preferem esticar essa rotina e concluir tudo de uma vez. Algo que as famílias precisam levar em consideração é como está organizado esse dia a dia que a criança tem à disposição para fazer a lição de casa.
É importante para a criança ir se apropriando dessa necessidade de fazer a lição de casa, da importância dessa atividade para ela mesma. Claro que muitas vezes isso pode não surtir efeito, mas se os pais fizerem a tarefa pela criança ou falar “tá bom, não vai fazer, problema seu” e deixar isso para lá, podem acabar reforçando o não-querer-fazer.
Outra coisa que dificulta bastante é quando existe o excesso de cobrança da família. A família insiste que a lição de casa tem que estar perfeita, toda certa. Quando explicamos a importância da tarefa de casa para os pais, sempre falamos que eles podem verificar se tem alguma coisa errada, mas não é tarefa dos pais corrigir a lição. Às vezes, até pedimos para o pai dar uma olhadinha porque tem criança que acaba escrevendo qualquer coisa para dizer que fez a lição, e aí é necessário um trabalho com aquela criança, não só da família como nosso também.
Percebeu que tem algum erro? Uma coisa bacana de se fazer é perguntar o que a criança entendeu que era para fazer. Quando a criança explica, o pai pode perceber se foi uma falha de entendimento no enunciado e aí pode reler e explicar esse enunciado para ver se a criança consegue identificar onde está o erro. Ou às vezes o pai pode olhar e falar “essa resposta está muito incompleta. Vamos abrir o seu livro no ponto que fala sobre isso, dê uma lida para ver se você consegue completar essa atividade”. Se a criança completar, ok. Se a criança achar que não precisa, ok também. Ela vai levar para a professora e a professora vai apontar o que ficou faltando.
Qual a periodicidade aconselhada para as lições de casa?
CH – Hoje em dia, com a pandemia, tudo acaba sendo lição de casa. Mas em se tratando de lição de casa mesmo, nosso hábito no Fundamental I é enviar tarefa de casa diariamente, de segunda a sexta-feira.
Até 2018, nós enviávamos mais tarefas por dia. Tudo o que a gente tinha de matéria no dia tinha uma liçãozinha para fazer, mesmo que fosse curta. Por exemplo, se a criança tivesse Matemática, Língua Portuguesa e História na segunda-feira, ela teria uma tarefa de cada uma dessas disciplinas para fazer. Mandávamos uma quantidade menor porque prevíamos mais ou menos um tempo de 1 hora de lição de casa diariamente. Só que como temos o hábito de enviar para casa a lição de casa mais o material de consulta, a mochila deles ficava muito pesada, fora as coisas que eles têm que levar no dia a dia.
A partir de 2019, passamos a mandar só uma tarefa por dia. Por exemplo, se na segunda-feira era sempre lição de Língua Portuguesa, então a criança levava uma lição um pouquinho maior, imaginando 1 hora e meia para a lição de casa,e ela carregava somente o material de Língua Portuguesa de volta para casa na segunda-feira. Na terça-feira, teria de Matemática e assim por diante. Dessa forma, mantemos a rotina de estudo com uma qualidade melhor porque a criança tem um material só para consultar, fica muito mais concentrada e diminuímos o peso da mala.
E tem funcionado agora na pandemia também. Como os alunos estão tendo 5 horas de aula remota diariamente, têm ficado muito cansados, então enviamos menos lições de casa.