• Home
  • Entrevista
  • Em busca dos sonhos: alunas comentam por que fazem o Pioneiro High School

Em busca dos sonhos: alunas comentam por que fazem o Pioneiro High School

29 de outubro de 2020

Acompanhamento individualizado, segurança na escrita e repertório cultural são alguns dos benefícios do programa oferecido pelo Pioneiro

O Pioneiro High School não é um curso de inglês, é um curso EM inglês. O programa, em parceria com a Advantages School International, complementa o currículo do Ensino Médio brasileiro com as disciplinas específicas do High School norte-americano: English (9th, 10th, 11th, 12th), US History e US Government and Politics. Dessa maneira, ao concluir o Ensino Médio, nossos alunos recebem também o diploma do High School, facilitando o pedido de ingresso em Universidades nos Estados Unidos, além de adquirirem melhor fluência de conversação e escrita e repertório cultural.

“Não é só domínio do idioma, é transitar em diversos ambientes”: coordenadora de inglês fala sobre formação integral do aluno
Conheça o Pioneiro High School

Os benefícios são muitos e, após um ano de programa, os alunos já percebem a diferença! As aulas Cinthia Fukuma e Vivian Nishikawa, ambas do 1º ano Médio, contaram um pouco de suas experiências.

Centro Educacional Pioneiro – Qual foi sua maior motivação para fazer o High School?
Cinthia Ayumi Fukuma
– Sempre quis estudar no exterior, fazer intercâmbio, e achei uma oportunidade muito legal para que esses sonhos pudessem ficar mais próximos da minha realidade. Outro fato é que eu sempre gostei de aprender e acho muito interessante a questão da história americana [que é uma das disciplinas do curso].

Vivian Sayuri Nishikawa – Sempre gostei da língua inglesa, queria aprender mais sobre história americana, e também sempre tive vontade de fazer intercâmbio, estudar no exterior etc. Então achei que essa era uma boa oportunidade de tentar alcançar esse sonho e ganhar um diferencial.

O que mais gosta no High School?
Cinthia –
O que eu mais gosto é a interação aluno-professor. Me tornei muito próxima da minha teacher, estamos sempre trocando experiências e ela me ajuda muito a organizar minhas tarefas. Ela sempre tem tempo para atender quem precisa.

Vivian – O que mais gosto é a interação entre aluno e professor, sempre trocamos experiências, dúvidas, aprendizados, visões de mundo e ela está sempre disposta a ajudar em qualquer coisa.

Quais as diferenças entre as propostas do High School e as de cursos tradicionais de inglês?
Cinthia – O High School é bem diferente de qualquer curso de inglês que já cursei. Ele não tem muito foco em gramática em si, vamos aprendendo os conceitos mais teóricos em conjunto com textos que lemos e escrevemos. Muitos textos (risos). Mesmo não havendo muita interação em sala de aula, eu e minhas amigas estamos sempre dispostas a ajudar umas às outras, porque cada uma tem um ritmo, tem gente mais a frente, gente mais atrás…

Vivian – Eu já fiz um curso de inglês em outra escola. A proposta do High School é completamente diferente. Aprendemos como utilizar gramática na prática, escrevendo textos, aplicando conceitos mais técnicos e teóricos. Não só isso, temos aula de História e acho muito interessante aprender História do olhar estadunidense, é bem diferente.

O que conquistou de mais significativo depois deste primeiro ano de programa?
Cinthia
– Minha escrita melhorou muito. No começo eu era muito insegura, demorava umas três horas para produzir um texto porque ficava apagando e reescrevendo, pois não achava que estava bom. Agora ficou muito mais natural. Claro, ainda tem momentos em que eu demoro um pouco mais, mas levo em média uma hora para escrever e tenho muito mais confiança na hora de mandar para a correção. Inclusive, aprendendo os conceitos em inglês, consegui aplicá-los em minhas aulas de português e redação.

Vivian – Nesse ano, eu diria que minha escrita melhorou muito. No começo do curso eu me sentia bem insegura, não sabia muito como desenvolver minhas ideias e demorava muito para escrever um texto. Hoje em dia, sinto que estou cada vez melhor, meu vocabulário aumentou muito, aprendi a escrever textos mais formais, textos acadêmicos etc. O mais interessante é que eu consigo aplicar meu conhecimento do High School em várias matérias, desde português e redação até geografia.

Como o High School pode aproximar você de seu sonho?
Cinthia –
Eu acho que o High School me prepara para os desafios que posso encontrar ao tentar alcançar meu sonhos. Por exemplo, eu quero uma bolsa para fazer pós graduação no exterior, então na minha application para a universidade, preciso saber escrever bem. Caso eu entre, lá tudo será em inglês – a escrita, os estudos, a leitura, a conversação. E o High School já traz isso. Então com esse programa me sinto mais confiante e sinto também que meus sonhos estão mais fáceis de alcançar.

Vivian – Sinto que o High School me prepara para os desafios que posso encontrar no caminho. Por exemplo, quero uma bolsa de estudos para cursar uma universidade no exterior. Para isso, preciso fazer várias redações, saber me comunicar e mostrar um diferencial. Como o curso me prepara para essas situações e amplia meu conhecimento, sinto-me mais confiante e sinto que estou mais perto de onde quero chegar.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn