Pioneiro acompanha novidades de feira que aponta os caminhos da educação ligada à tecnologia
São tantas as novidades em temas que envolvem tecnologia e educação que as palavras se uniram para representar um amplo conteúdo comum e recebeu o nome de edtech, termo em inglês que simboliza essa fusão. No mês passado, o Centro Educacional Pioneiro participou de um dos maiores eventos de tecnologia de São Paulo com viés de educacional, que leva o mesmo nome: Edtec, e teve acesso aos principais debates e tendências que devem impactar as escolas nos próximos anos.
De acordo com Marcus Mattei, gerente de tecnologia da informação do Pioneiro, que esteve no evento, as empresas que hoje ocupam a vanguarda do conhecimento são unânimes em afirmar que a tecnologia está reinventando o mundo em que vivemos: “Os mercados, as companhias, os produtos e os empregos que conhecemos hoje deixarão de existir ou irão mudar drasticamente”, disse Mattei.
Em um momento em que impressoras 3D ganham espaço, drones iniciam entregas de mercadorias e o táxi aéreo (Uber) já se prepara para atender a pedidos pelo celular, as escolas precisam se manter atentas à revisão de conceitos e à adoção de novas práticas, já que estima-se que 65% das crianças que hoje iniciam o primário vão se ocupar de postos de trabalho que não existem ainda.
“É necessário também termos cautela e os olhos para a inovação, já que o futuro nos reserva um planeta com profissões e relações muito diferentes das que temos hoje. Nossos alunos tem de estar preparados para esse mundo que ainda não conhecemos”, afirmou Mattei.