Um animado passeio pelo Zoológico de São Paulo proporcionou aos alunos do 4º ano uma oportunidade diferenciada de estudo de conteúdos específicos de várias disciplinas como Artes, Biologia, Geografia, História e Língua Portuguesa.
Em contato com a natureza, nossos pequenos pesquisadores reconheceram hábitos e outros aspectos dos animais por meio de atividades como descrições textuais, desenhos de observação, elaboração de itinerários, registros fotográficos e entrevistas.
Mas a proposta pedagógica deste trabalho não se resume à saída simplesmente, há outras atividades envolvidas para que as situações de ensino sejam integradas e a aprendizagem tenha mais qualidade.
Assim, antes mesmo da partida, cada turma planejou a visita, definindo o trajeto a ser realizado e os animais a serem registrados, em um exercício que envolve o conhecimento multidisciplinar, sob a orientação das professoras.
E para finalizar, no retorno às aulas, organizaram os dados e os registros para a elaboração de fichas, que permitiram o compartilhamento de informações e a montagem de uma obra conjunta de todas as turmas. Uma etapa importante para o desenvolvimento da responsabilidade dos alunos e dos grupos e do trabalho em equipe.
Confira algumas fotos gentilmente cedidas pela professora Sônia Reigado (4º A).