Um dos maiores desafios do professor atualmente é fazer com que seus alunos leiam bons textos.
Pensando nisso, trabalhamos com as turmas de 6º anos a leitura do livro de Fernando Sabino “O Menino no Espelho”. O autor, ao narrar em primeira pessoa suas aventuras e travessuras da infância, aborda valores importantes como a família, a amizade e a responsabilidade.
Os alunos leram e resumiram os capítulos. Fizemos roda de conversa para a discussão das histórias. Um dos capítulos que mais lhes chamou a atenção foi “O Menino no Espelho”, onde o narrador Fernando tira do espelho o seu reflexo, o Odnanref, e o coloca para fazer todas as atividades “chatas” como tomar remédio, ir à escola, enquanto ele se diverte.
Leiam um trecho:
O homem disse que tinha de ir embora – antes queria me ensinar uma coisa muito importante:
— Você quer conhecer o segredo de ser um menino feliz para o resto da sua vida?
— Quero – respondi.
O segredo se resumia em três palavras, que ele pronunciou com intensidade, mãos nos meus ombros e olhos nos meus olhos:
— Pense nos outros.
Prólogo – “O menino e o homem”
Outra etapa do trabalho foi a apresentação do filme homônimo. Em um clima descontraído e com direito à pipoca, assistimos ao filme com atenção para posteriormente fazermos a comparação entre a obra escrita e a produção cinematográfica. O objetivo principal foi que os alunos percebessem as diferenças nas linguagens.
Confira as fotos da aula.
Izilda Teixeira de Souza Makibara – Professora de Língua Portuguesa