Alunos dos 4º anos escolhem candidatos a prefeito e criam planos de governo para simular eleição. A atividade faz parte do estudo de administração de um município visto em sala de aula. A Professora Rosália Filomena Delli Paoli Motta do 4ºA explica as fases do projeto e as estratégias adotadas.
“Administração municipal foi o assunto de estudo das turmas de 4º ano durante todo o mês de setembro, em geografia, e para ilustrar o tema foi elaborada uma atividade onde os estudantes deveriam eleger um novo prefeito para o município onde vivem.
Primeiramente as salas foram organizadas em diferentes grupos para que decidissem os candidatos e o nome dos partidos políticos. Os demais integrantes do grupo tiveram que criar projetos que favorecessem a população do município onde vivem desempenhando o papel de secretários municipais.
Eles pesquisaram e criaram um plano de governo, indicando cinco ações principais que gostariam de realizar. Cada grupo elaborou alguns cartazes explicando essas cinco propostas de ações e os espalharam pelo colégio.
A eleição ocorreu com o uso de uma urna eletrônica e a aluna Ana Mayumi Tagusagawa do 4ºA foi eleita com 35,38% dos votos.
Com esta atividade, os alunos vivenciaram o que é ser cidadão e cidadã e a sua importância dentro de uma democracia. Presenciaram situações polêmicas sobre a autenticidade das promessas e do seu cumprimento. E puderam aprender na prática que a política deve ser encarada de forma séria e honesta.”