Segurança e ética na Internet: escolas interativas e famílias participativas

22 de março de 2013

Débora Sebriam é mestre em Engenharia de Mídias para a Educação

internet

A importância de educar para o uso seguro das telas digitais e da Internet exige, como ponto de partida, que os encarregados de tal tarefa entendam que novos meios são esses e tenham ao menos uma visão geral de como funcionam.

As escolas têm atualmente um papel significativo no uso das redes e telas para educar com os meios digitais, entretanto, é necessário educar também para o bom uso dessas novas interfaces. A família também tem um papel fundamental nesse processo, mas vemos que ainda são poucos os pais que realizam algum tipo de atividade conjunta com seus filhos na Internet.

Os novos meios oferecem uma oportunidade educacional singular: professores, pais e mães podem recuperar espaços e tempos perdidos transformando-se em Escolas Interativas e Famílias Participativas.
Nesse sentido, nasceu em 2011 a ideia de instituirmos no Centro Educacional Pioneiro o projeto Segurança, Comportamento e Ética na Internet, que foi estruturado em três fases:

– Sensibilização: debates com alunos, professores e pais.

– Produção de conteúdo: alunos autores criarão cartazes, folders, blogs, vídeos, sites e todo tipo de mídia da escolha deles.

– Disseminação: estamos estudando licenciar todo material em Creative Commons e compartilhar na rede.

Convidamos toda a comunidade escolar para participar: alunos, professores e famílias. Debatemos o tema e realizamos palestras, com exemplos e questões norteadoras adequadas a cada faixa etária.

Nas intervenções com os alunos, todos tinham o direito à palavra e puderam esboçar suas opiniões. O conhecimento foi construído colaborativamente. Fizemos o exercício de nos colocar no lugar do outro e pensar sobre nossos sentimentos em relação às situações abordadas para trabalhar questões como respeito, ética e solidariedade, assim como falamos das vantagens e perigos ocultos nas interfaces e ferramentas mais usadas pelos jovens. Nessas dinâmicas falamos sobre alguns temas gerais como:

– Compartilhamento de dados pessoais

– Privacidade

– Mundo real x mundo virtual

– Comportamento nas redes sociais

– Compartilhamento de imagens e vídeos

– Videogames e games online

– SMS

– Sexting

– Uso da Webcam

– Ciberbullying

– Cidadania online

Já as palestras aos pais deram um retorno sobre os debates realizados com todos os alunos (do ensino fundamental ao médio) e ofereceram informações básicas de como os pais podem participar e orientar melhor os seus filhos

Continuaremos mobilizando as famílias do Centro Educacional Pioneiro para participarem de palestras sobre tão importante temática. E o trabalho com os alunos e professores continua, com a sensibilização e a produção de conteúdos. Acreditamos que é papel fundamental da escola e das famílias participar e orientar!

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