Scratch Day reúne crianças e adultos para compartilhar projetos e aprender colaborativamente
Programação do Evento
09h – Abertura na quadra coberta
09h10 – Início das apresentações dos alunos
- 4º ano – Projeto de História do Brasil: Indígenas
- 5º ano – Projeto de Matemática: Criando jogos matemáticos com Pixel e Star Wars
- 6º ano – Projeto do Sistema Solar: Save the Moon
- 8º ano – Projeto de Música: Harpa Laser
- Alunos voluntários – alunos scratchers apresentando suas programações autônomas
09h30 – Início das Oficinas
13h – Encerramento
Sorteio de Livros
Quem participa do Scratch Day concorre a livros sobre programação com Scratch. Para participar dos sorteios que ocorrerão 10h, 11h e 12h na quadra, basta colocar o canhoto que será entregue na entrada dentro da urna.
Cronograma das Oficinas
Scratch Jr.
Horários: 9h30 às 10h e 11h30 às 12h
Local: quadra coberta
Público alvo: crianças à partir de 4 anos, pais e acompanhantes interessados em aprender a programar no Scratch Jr.
Sinopse: o ScratchJr é uma linguagem de programação introdutória que permite que as crianças criem suas próprias histórias e jogos interativos. Foi projetado para crianças pequenas, pois não exige domínio da leitura e escrita para sua utilização, porém, encanta pessoas de todas as idades.
Inscrição: não é necessário fazer inscrição, basta entrar e participar.
Material sugerido: tablet com o ScratchJr instalado, disponível gratuitamente na Google Play (Android) ou App Store (IOS).
Scratch Iniciação
Horários: 10h30 às 11h e 12h30 às 13h
Local: quadra coberta
Público alvo: todos os interessados em aprender a programar com o Scratch.
Sinopse: nessa oficina será ensinado os comandos básicos do Scratch necessários para criar animações e jogos digitais. Pessoas de todas as idades podem aprender a programação através dos blocos de encaixe do Scratch.
Inscrição: não é necessário fazer inscrição, basta entrar e participar.
Material sugerido: notebook com Scratch 2.0 ou Scratch 1.4 instalado.
Interagindo com Scratch e Makey Makey
Horário: 10h às 11h15
Local: Laboratório de Tecnologia – 3º andar
Público alvo: todos os interessados em aprender a programar com o Scratch, interagindo com o Makey Makey.
Sinopse: o Makey Makey é uma placa de interação física que permite conectar o computador a qualquer material que conduz corrente elétrica, permitindo uma interação divertida dos jogos programados no Scratch com materiais diversos, como: frutas, água, massa de modelar, pessoas, animais, ou o que mais a sua imaginação permitir.
Inscrição: será realizada no local, 15 minutos antes do início da oficina. Limite de 20 pessoas.
Material sugerido: não é necessário trazer nenhum material.
Interagindo com o Scratch através do Kinect
Horários: 11h30 às 13h
Local: Laboratório de Tecnologia – 3º andar
Público alvo: todos os interessados em aprender a programar com o Scratch, interagindo com o Kinect.
Sinopse: nesta oficina será apresentada a linguagem de programação Scratch em conjunto com o sensor kinect para motivar pais e filhos a descobrirem uma nova forma de interagir com o computador através da criação de jogos interativos.
Inscrição: será realizada no local, 15 minutos antes do início da oficina. Limite de 20 pessoas.
Material sugerido: sensores Kinect com entrada USB ou com cabo adaptador USB.
Remixar o meu olhar para o que já existe
Horários: 9h30 às 11h
Local: sala 310 – 3ºandar
Público alvo: todos os interessados em aprender a remixar projetos do Scratch.
Sinopse: será apresentado aos participantes a possibilidade do trabalho com as linguagens de programação a partir da remixagem de jogos e animações já existentes no Scratch, valorizando a produção autoral de terceiros e o trabalho colaborativo.
Inscrição: será realizada no local, 15 minutos antes do início da oficina. Limite de 20 pessoas.
Material sugerido: notebooks disponíveis para conexão à rede wifi.
Jogos, Scratch e Webcam, uma mistura bacana
Horários: 11h10 às 12h40
Local: sala 310 – 3ºandar
Público alvo: todos os interessados em aprender a programar com o Scratch, interagindo com a webcam.
Sinopse: nesta oficina será proposta a construção passo-a-passo de um jogo utilizando as funções e rotinas da lógica de programação e da interação entre máquina e corpo, através de lógica de programação utilizando como estratégia um jogo criado no Scratch e configurado com a webcam.
Inscrição: será realizada no local, 15 minutos antes do início da oficina. Limite de 20 pessoas.
Material sugerido: notebooks com webcam e com Scratch 2.0 ou Scratch 1.4 instalados, arquivos de áudio .mp3 (músicas diversas) e fone de ouvido.