Aconteceu, entre os dias 18 e 21 de setembro, a 2ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa, em São Bernardo do Campo. O encontro visa divulgar projetos e conectar educadores, gestores, pesquisadores, empreendedores, artistas, desenvolvedores, famílias e demais interessados em tornar a educação mais mão na massa, prazerosa e relevante para crianças e jovens. E o Pioneiro participou com apresentações de alunos do projeto de Empreendedorismo “Aprender a Empreender” e da equipe de Tecnologia Educacional no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), onde aconteceu a conferência.
A equipe de Tecnologia Educacional (TE) marcou presença nos três dias de evento.
As assessoras pedagógicas de tecnologia educacional Fernanda Bocchi e Elaine Sobreira fizeram a apresentação do “Clubinho Truques e Trecos: planejamento e protótipo livre”. O Clubinho é uma iniciativa de TE, implantado no Período Integral Opcional, que se baseia na filosofia da Aprendizagem Criativa, propiciando momentos divertidos de criação, experimentação e convívio social.
Já o assessor pedagógico de TE Allan Moreira e a professora Cintia Shimohara contaram suas experiências na apresentação “Jogos digitais com Scratch 3.0 e micro:bit”. Este ano, durante o Scratch Day do Pioneiro, os alunos dos 5ºs anos mostraram aos visitantes os jogos que eles mesmo idealizaram e desenvolveram com o uso da programação Scratch. A novidade foi a integração com o micro:bit, um hardware baseado em uma pequena placa programável que ensina o fundamental da programação e inspira a criatividade digital.
Alunos
A coordenadora de Ciências, Marcia Sacay, acompanhou os alunos Luiza Monsores, Laís Shiono, João Paulo Melbardis e Felipe Nakazawa. Eles representaram os 85 alunos do 5º ano que participam do projeto de empreendedorismo desde 2017, e apresentaram o Aprendendo a Empreender com Bodardo e Lança Quiz. Contaram sobre a criação da startup, marca e slogan, produto e material de comunicação, as vendas e a contabilidade e a gestão dos conflitos, além da necessidade de liderança e organização entre os cerca de 38 participantes por empresa.
As professoras orientadoras do projeto são Ana Paula Lopes, Patrícia Menezes, Lucia Morais, Marcia Sacay, Marcília Kawara, Meire Pereira de Paula, Regina Garcia, Rosália Motta, Thais Sarra e Simone Maresca. Algumas delas compareceram à Conferência para prestigiar os pequenos empreendedores.
“Saímos desse evento felizes por termos compartilhado uma proposta de educação empreendedora, chancelada pelo Sebrae, criativa e divertida para alunos que ainda mal completaram seus 11 anos de idade”, comentou a coordenadora Marcia Sacay.