Pressão, nervosismo, concentração! Tudo igual a uma grande competição. E os alunos do Pioneiro não deixaram por menos, proporcionando momentos de muita emoção durante o Campeonato do Cubo Mágico, realizado dia 10, em duas etapas, no período da manhã e no período da tarde. O torneio foi resultado de um trabalho de formação e preparação, que aconteceu no primeiro semestre, com uma oficina ministrada na escola pelo especialista Renan Cerpe.
Renan foi o mediador das competições. Na parte da manhã, os vencedores foram: 1º lugar – Henry Yutha Chigusa (8º Fundamental), 2º lugar: Felipe Yuji Uchiyamada (7º Fundamental), 3º lugar – Gustavo Kenji Obara (7º Fundamental).
À tarde, os ganhadores foram: 1º lugar – Eric Akio Uchiyamada (1º Médio), 2º lugar: Leonardo Hideki Arias Ono (7º Fundamental), 3º lugar – Lucas Kenzi Kikuchi (8º Fundamental).
O melhor tempo foi conquistado por Henry, que completou seu cubo em 15 segundos, uma performance que chamou atenção até mesmo do professor. “É muito bom ver o fruto do trabalho que fizemos na oficina. Essa garotada aprendeu um método básico e já está se saindo muito bem. Agora é treinar para passar para os métodos mais complexos”, disse Renan, que aprendeu a fazer o cubo mágico com seu pai, quando criança, e hoje é dono de uma empresa fabricante desse “brinquedo”.
Isso mesmo, “brinquedo” entre aspas. A professora Dalva Seiko Suyama Conde explica que, para resolver o cubo, os estudantes usam competências trabalhadas em diversos conteúdos de sala de aula. Os próprios “campeões” confirmam, quando perguntados quais habilidades precisaram usar para a tarefa: “Raciocínio lógico, coordenação motora, agilidade de pensamento, percepção aguçada”, relatam os jovens. Animado, Leo já é um colecionador de cubos – tem 30 diferentes! E diz que a vitória na escola o deixou mais animado para continuar a praticar. “Já ensinei até a minha mãe”, conta, orgulhoso.