É na escola que a criança sofre seu primeiro impacto físico-emocional, pois até então sua vida era exclusivamente dedicada aos brinquedos e ao ambiente familiar. Nesta fase, portanto, a Educação Física detém séria responsabilidade devendo proporcionar a criança oportunidades de desenvolver a confiança em si mesma, a compreensão do ambiente e a capacidade de comunicação.
Os alunos trazem para a escola uma bagagem de conhecimento sobre o corpo e o movimento e cabe a nós, professores, criar oportunidades para compartilharem suas experiências e vivenciarem muitas outras, construindo assim, a sua consciência corporal e a sua relação com o espaço.
Nessa primeira fase da infância e principalmente nos anos iniciais, a criança precisa estabelecer vínculos criando confiança em si e na professora, fortalecendo, assim, a sua autoestima e acreditando que é capaz.
Além de ter como objetivo o desenvolvimento motor, social, emocional, afetivo e cognitivo, a criança precisa perceber, entender e ter prazer no que está realizando.
A alegria com que chegam à aula de Educação Física, a cada nova descoberta, a cada superação, a satisfação no olhar e a felicidade em cada rosto me alimenta e me encanta.
Que eu consiga deixar uma pequena semente dentro de cada um, desenvolvendo o prazer pela atividade física e garantindo um futuro com uma grande qualidade de vida.
Confira alguns registros fotográficos.
Tays R. Brito – Professora de Educação Física da Ed. Infantil e 1º anos