Vamos cuidar de quem já cuidou da gente

28 de maio de 2020

É difícil enumerar todos os desafios da quarentena, imposta pelo avanço do novo coronavírus. Confinamento não combina com movimento, mas todos sabem da importância de se praticar atividades físicas, porque faz bem tanto para o corpo como para a mente.

Um dos grupos mais afetados são os idosos. Grupo de risco da Covid-19, eles diminuem as chances de contágio do vírus ficando em casa, mas precisam manter uma rotina de exercícios. Por causa da idade, há o enfraquecimento gradual dos músculos, perda de equilíbrio, de agilidade e flexibilidade e de resistência muscular*. O exercício físico pode ajudar na manutenção dessas capacidades físicas para uma melhor qualidade de vida.

“O idoso que já era ativo, com os exercícios ele aumentava imunidade, disposição, locomoção, mantinha autonomia e independência. Perder isso (devido ao distanciamento social) gera frustração. São movimentos básicos que eles precisam manter no dia a dia. Precisam dar conta de tomar banho sozinhos, ir ao banheiro sozinhos”, explica Tays Brito, professora de Educação Física do Centro Educacional Pioneiro. Sobre o aspecto emocional de estabelecer uma rotina de atividades durante a quarentena, Tays comenta: “Manter o corpo ativo já mexe com os hormônios, que vão dar uma sensação um pouco melhor para eles”.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é importante também que os idosos mantenham outras atividades estimulantes para a mente, como leitura, jogos de tabuleiro e jardinagem, por exemplo.

Pensando em ajudar as famílias neste momento, a equipe de Educação Física do Pioneiro fez alguns vídeos com sugestões de exercícios leves e algumas brincadeiras para que os idosos possam se mexer um pouco todos os dias! Mas o legal é que valem para qualquer um – crianças, jovens, adultos.

Assistam aos vídeos e vamos todos cuidar da saúde!

* Fonte: Ministério da Saúde


Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn