Os caminhos da leitura e da escrita

26 de setembro de 2017

Quem passou pelo espaço da Educação Infantil durante a nossa Mostra Cultural 2017 se deparou com trabalhos com foco na evolução da escrita. A Professora Silvia Gois do 1º ano A conta como foi a construção dessa jornada de conhecimento:

“A,B,C,D,E… aprender a ler e a escrever para você, foi fácil? E para a humanidade, como foi?

Para responder a essa pergunta, os alunos da educação infantil e dos primeiros anos fizeram uma viagem ao passado para descobrir sobre a origem e evolução da escrita, essa invenção decisiva para a história da humanidade.

Evoluçao escrita

Uma viagem que os levou através do tempo, passando pelas cavernas e conhecendo os primeiros registros que mostravam que os homens, as mulheres e as crianças que ali viviam já sentiam a necessidade de expressar o que pensavam, de contar fatos e acontecimentos.

Aprenderam sobre o tipo de escrita que cada povo inventou e os materiais que usavam para escrever, como as lajotas de barro usadas pelos babilônios, a escrita gravada nas pedras que era próprio da cultura egípcia, a invenção do papiro, que permitiu uma escrita mais rápida e levou os egípcios a simplificar os sinais da sua escrita.

Descobriram que a humanidade passou por muitas evoluções e que a escrita sofreu muitas modificações até chegar ao sistema gráfico de representações hoje utilizado, o alfabeto.

Ao longo desta aventura, as crianças foram evoluindo na sua hipótese de escrita e se encantando com a maravilhosa descoberta”.

Confira os registros fotográficos!

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn