Indicações de leitura sobre luto

12 de junho de 2020

O luto é um processo inevitável da vida. Para ajudar a enfrentar esse momento, seguem algumas sugestões de livros e materiais de apoio.

Leitura do livro “Para onde vamos quando desaparecemos?”

A Escutha: Psicologia e Saúde em Discussão é resultado de anos de ideias e diálogos de dois psicólogos, Fernanda Lopes e Rafael Torres. O grupo oferece capacitação por cursos, palestras, atendimentos clínicos, grupos de estudo e pesquisas, entre outras ferramentas.

Eles produziram o livro Como comunicar às crianças a morte de um ente querido por Covid-19, pela editora da Universidade Estadual do Ceará.

Nesta página, é possível acessar outros materiais sobre Covid-19, produções de professores sobre diversos assuntos ligados à saúde.

O projeto Vamos Falar Sobre o Luto? é uma plataforma digital de informação alimentada por voluntários que já passaram pelo luto e desejam ajudar os que estão neste processo. A iniciativa, que surgiu em 2014, reúne conteúdo e indicações para quem quer pesquisar sobre o assunto.

Um dos materiais disponíveis é o artigo Como contar para uma criança que alguém morreu.

Alguns livros podem ajudar as crianças e jovens a entenderem melhor a morte e o processo de luto. A Taba, um clube de assinatura de livros infantis, fez uma lista com obras para ajudar a conversar sobre o assunto.

Outros títulos indicados:
“Não é fácil, pequeno esquilo” – de Elisa Ramón
“A dobradura do Samurai” – de Ilan Brenman e Fernando Vilela
“Vazio” – de Anna Llenas
“Harvey – Como me tornei invisível” – de Hervé Bouchard e Janice Nadeau

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn