A máscara contra o coronavírus

11 de julho de 2020

O novo coronavírus pode se espalhar no ar através da fala, tosse ou espirros. Por isso, o uso de máscara é imprescindível, pois forma uma barreira de proteção contra a transmissão e contaminação. É importante que todos se protejam quando estiverem fora de casa, usando sempre o acessório, retirando-o apenas para comer ou beber.

Prepare a criança para o uso da máscara
Converse com a criança sobre a importância do uso da máscara, mas nunca a repreenda e nem force o seu uso. A adaptação ao uso pode levar algum tempo, portanto o ideal é começar desde já.

Caso ela tenha medo, é necessário acolher a criança e ter um momento de escuta, evitando criticá-la ou repreendê-la. Se ela sentir que o adulto a compreende e que a ajuda a enfrentar a situação, fica mais fácil para ela enfrentar seus receios.

Lembre-se da importância dos bons exemplos. Os adultos devem mostrar de forma natural que o uso de máscaras faz parte do momento: demonstre alegria e tranquilidade ao colocar as máscaras e evite reclamações. Devemos dar instruções claras sobre sua utilização, com detalhamento adequado à compreensão da criança e informando sempre como corrigir o uso, para que ela possa interiorizar o passo a passo de colocação e retirada.

Tente realizar este treinamento e as correções sempre de forma lúdica, evitando brigas que podem elevar ainda mais o nível de estresse das crianças.

Orientações por faixa etária
Crianças de 2 a 5 anos
Uso da máscara sempre com a supervisão de um adulto, com treinamento adequado e atenção para a troca a cada 2 horas ou quando ficar úmida. 

Crianças de 6 a 10 anos
Com orientação educativa, a criança nesta idade já tem condições de vestir e retirar a máscara sozinha, apenas com o monitoramento de um adulto treinado e atenção à troca a cada 2 horas ou quando estiver úmida.

Adolescentes
Já têm o entendimento para o uso da máscara.

Modelos
A máscara pode ter qualquer design ou modelo, desde que:
– esteja ajustado ao tamanho do rosto da criança, adolescente ou adulto, cobrindo toda a boca e nariz, sem espaços nas laterais do rosto;
– no caso das máscaras de pano, que tenham 3 camadas de proteção, por exemplo: 1 camada de algodão + 1 camada de filtro sintético + 1 camada de algodão.

Como vestir
1. Lavar bem as mãos.
2. Checar se a máscara está em bom estado.
3. Vestir pelas alças.
4. Checar se boca e nariz estão cobertos e sem folga no rosto.
5. Não tocar o rosto ou a máscara após a colocação.
5. Trocar de máscara a cada 2 horas (ou ao ficar úmida).

Como tirar
1. Lavar bem as mãos.
2. Retirar pelas alças.
3. Guardar em um saco plástico separado.

Como lavar
1. Separar somente as máscaras.
2. Lavar com água e sabão neutro.
3. Molho por 20/30 min com água sanitária (2 colheres de sopa para cada litro de água).
4. Enxaguar bem em água corrente, sem torcer.
5. Após secar, passar com ferro.

Como descartar
– Descartar caso a máscara esteja rasgada, furada, com os elásticos frouxos ou após 30 lavagens.
– Jogar no lixo de material orgânico não reciclável.
– Não jogar a máscara usada no lixo de coleta seletiva ou lixeiras públicas e nunca descarte ou abandone uma máscara usada na rua, calçada ou outros locais públicos.
– Lavar bem as mãos.

Contraindicações

Crianças abaixo de 2 anos de idade por risco de sufocamento, portadores de paralisia cerebral, transtorno de espectro autista, deficiência intelectual ou que estejam inconscientes, incapacitados ou incapazes de remover a máscara sem assistência. Portadores de transtornos de comportamentos devem ser avaliados individualmente. Cardiopatas e pneumopatas graves só devem usar a máscara após avaliação médica. Imunossuprimidos devem utilizar a máscara de uso profissional N95 ou PFF2. 

Importante
O uso da máscara é mais uma forma de proteção. A constante higienização das mãos e limpeza de lugares comuns, e evitar aglomerações têm a mesma importância para evitar o contágio. Lembre-se também: mesmo usando máscara, mantenha distância de mais de 1 metro e meio das outras pessoas.

* Crianças não devem manusear produtos de limpeza, como álcool e desinfetantes, nem equipamentos como ferro elétrico. Mesmo o uso de álcool gel por crianças deve ser supervisionado por adultos.

Fontes: Clínica Santa Isabela
https://www.unicef.org/brazil/sites/unicef.org.brazil/files/2020-06/guia-uso-mascara-turma-monica.pdf
http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/4340788/NT+Máscaras.pdf
https://www.who.int/

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn