Os alunos das turmas de 7° ano aprenderam em sala de aula sobre os peixes e a bexiga natatória, que é um órgão presente apenas nos peixes ósseos. A bexiga natatória permite que estes peixes fiquem mais próximos da superfície ou mais próximos do fundo sem que gastem muita energia.
Para tornar este aprendizado mais interessante, a professora de Ciências Marília Duarte organizou uma atividade em laboratório na qual os alunos foram desafiados a montar um peixe com uma bexiga natatória funcional, ou seja, que conseguisse afundar e boiar no aquário “sozinho”.
Os alunos pesquisaram na Internet e discutiram nos grupos como poderiam fazer esta tarefa, e então trouxeram os materiais de casa para montar o peixe. Cada grupo executou o trabalho de um jeito diferente e muitos conseguiram fazer com que ele boiasse e afundasse.
“Eles aproveitaram bastante a atividade, trabalharam bem em grupo e quebraram a cabeça para chegar no objetivo, percebendo que não era algo tão simples como eles pensavam”, avalia Marília.
Confira o vídeo com o registro da atividade.