A professora Luana Eugênio Pereira, do Infantil II B, dividiu conosco o projeto “Mariposa ou borboleta?”, que surgiu a partir de indagações durante um momento de brincadeira no parquinho. É possível perceber como as crianças empregam, com a mediação da professora, habilidades que vão desde observação, até estratégias de matemática, pesquisas, argumentação e, claro, trabalho em grupo.
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Tudo começou um dia, brincando no parque de areia da escola, quando um aluno avistou algo diferente. “Olha o mosquito!”, chamou ele. Conforme a professora fazia perguntas e mais crianças se aproximavam para ver, observou-se que era preto, tinha bolas azuis e que, segundo outra aluna, era uma mariposa. Um outro colega discordou, porque “a mariposa só voa à noite!”. Então uma quarta aluna exclamou que borboletas picam. Iniciou-se, então, uma discussão se era mariposa ou borboleta.
Inseto apareceu no parquinho de areia (crédito: Luana Eugênio Pereira) Alunos do Infantil II B ficaram curiosos (crédito: Luana Eugênio Pereira)
Como a curiosidade continuou mesmo nos dias seguintes, a professora sugeriu uma votação para que eles pudessem expor suas opiniões e justificar o por quê achavam que era uma mariposa ou uma borboleta. As explicações foram muitas:
– é mariposa porque tem asas para voar
– é mariposa porque é preta
– é mariposa porque tem bolinhas
– a borboleta tem asas maiores
– mas algumas mariposas são maiores do que as borboletas
– mas é borboleta porque ela voa de dia e a mariposa caça à noite
– a borboleta é pequena mas tem asa maior
– a mariposa é sempre preta
E assim, após as argumentações, foi feita uma votação. Mas o assunto não estava encerrado, pois não houve consenso.
Então a professora perguntou a eles como seria possível descobrir se era uma mariposa ou uma borboleta. Um dos alunos disse que tinha um livro em casa com informações sobre o assunto. Outra aluna sugeriu que “meu pai trabalha no computador, lá ele aprende muitas coisas”. Google, celular e internet foram outros meios citados. Até que um deles sugeriu perguntar para os colaboradores da escola. E assim, em grupos, eles se dividiram e saíram para fazer uma enquete!
Divididos em grupo, começaram a fazer uma pesquisa (crédito: Luana Eugênio Pereira) Perguntaram a opinião de funcionários (crédito: Luana Eugênio Pereira) Com resultados em mãos, fizeram a contagem de votos (crédito: Luana Eugênio Pereira)
De volta à classe, a professora pergunta “e agora, como eles vão saber qual opção vencedora?” Uma das crianças diz que é preciso contar os votos. Eles contam juntos: 19 votos para borboleta e 23 para mariposa. Questionados sobre quem venceu, concluem que foi a mariposa porque 23 é maior do que 19.
Neste momento do projeto, foi decretada a quarentena no estado de São Paulo e as aulas passaram a ser remotas. Entrou aí um novo elemento para o projeto: a participação das famílias! Novamente houve uma votação, e mais uma vez a mariposa ganhou.
Todos assistiram a um vídeo que explicava algumas diferenças entre mariposa e borboleta. Em conversa nas rodas virtuais, debateram informações do vídeo e surgiu uma nova dúvida: o que as mariposas comem? Opa! Mais um tema para pesquisar.
“As crianças são maravilhosas! Acredito que o conhecimento é construído com curiosidade e desejo e é isso que tento provocar neles.”
Professora Luana
Durante o isolamento social, um dos alunos achou uma lagarta em seu jardim e registrou as transformações até ela ganhar asas. Com isso, mais uma dúvida: a transformação da mariposa é igual à da borboleta?
Conforme os questionamentos das crianças aparecem naturalmente, o projeto vai tomando novos rumos e eventualmente levará a um novo assunto, com outras descobertas. Aguardemos os desdobramentos da mariposa (ou seria borboleta?)!