Com Elaine Cardoso de Mattos Macedo
Este ano, temos uma novidade no Período Opcional! No segundo semestre, tem início o Período Semi-Integral, com 3 horas de duração no contraturno escolar. O programa foi pensado para as famílias que desejam que os(as) filhos(as) cheguem um pouco mais cedo na escola ou saiam um pouco depois do horário regular, com almoço incluso.
Durante o tempo em que o(a) aluno(a) estiver no Semi-Integral, ele(a) estará sempre acompanhado(a) dos profissionais do Opcional e contará com uma programação de atividades que ampliam o universo cultural e complementam os aprendizados da sala de aula. As crianças têm a oportunidade de interação com turmas de variadas faixas etárias, em um planejamento flexível que respeita tempo e agenda de cada uma.
Quer saber mais sobre a proposta do Semi-Integral? Falamos com a coordenadora do Período Opcional Integral, Elaine Cardoso de Mattos Macedo, em um jogo rápido. Confira:
Pioneiro: O que é o Período Opcional Semi-Integral?
Elaine Macedo: O Período Semi-Integral é um espaço para receber as crianças no período do contraturno escolar – de manhã para quem estuda à tarde, e à tarde para quem estuda de manhã.
Pioneiro: Quem pode participar?
EM: O Semi-Integral irá receber alunos e alunas do G3 (Educação Infantil) ao 5° ano do Ensino Fundamental I.
Pioneiro: Por que oferecer um programa Opcional de meio período?
EM: O Período Semi-Integral foi pensado para atender as famílias que precisam que os(as) filhos(as) entrem na escola um pouco antes ou fiquem um pouco após o horário de aulas, com o oferecimento de almoço incluso. Recebemos alguns pedidos de famílias solicitando um tempo menor de permanência no contraturno (o Período Opcional Integral é de 5h30).O Semi-Integral chega para atender a essa demanda.
Pioneiro: É possível desenvolver um trabalho interessante e relevante com as crianças em apenas meio período de contraturno?
EM: Sim. Durante as três horas de permanência no Semi-Integral, podemos oferecer a refeição (almoço), orientação nas tarefas de casa, atividades recreativas, oficinas artísticas, oficinas de construção e momentos de brincadeiras, contemplando o planejamento semanal.