Ideias sustentáveis para um mundo habitável

23 de outubro de 2018
Alunos do 6º ano criam soluções para alagamento de cidades litorâneas. Protótipos foram construídos com materiais recicláveis

Nos dias de hoje, consumimos mais recursos do que o planeta é capaz de nos oferecer. Se fôssemos contabilizar, seria necessário uma Terra e meia a cada 12 meses para nos abastecer, de acordo com as organizações Global Footprint Network e WWF. Para entender melhor nosso impacto sobre o meio ambiente e pensar em mecanismos de adaptação para mudanças climáticas que estão por vir, alunos do sexto ano colocaram a mão na massa e construíram uma série de protótipos a partir de recicláveis.

O aumento da emissão de gases de efeito estufa pelo homem intensificou o aquecimento global e está gerando uma série de transformações no clima. O aumento progressivo do nível do mar deve inundar cidades litorâneas nas próximas décadas, desafiando enorme parcela da população mundial a se adaptar à nova realidade ou se tornar um refugiado climático, como são chamadas populações que já estão sendo obrigadas a se deslocar por conta de alterações ambientais.

Com objetivo de resolver problemas ligados à alimentação, moradia e geração de energia, os alunos se dividiram em grupos e construíram protótipos do que imaginam ser soluções para alagamentos litorâneos. “As ideias foram bem diversas e mostraram o potencial de nossos alunos para desenvolverem soluções”, afirmou a professora de Ciências, Carolina Puccini.

Os experimentos aconteceram nas aulas de Inovadoria do Pio, espaços preparados para que alunos planejem e construam projetos de vários temas, de forma criativa e cooperativa, desenvolvendo autonomia e reaproveitamento de materiais. Conheça a seguir os trabalhos dos alunos:

6 ° ano A: Alimentação

A produção de alimentos em áreas rurais com mesma altitude e muito próximas a cidades litorâneas seria afetada, devido ao alagamento, diminuindo a produção nessas regiões. Além disso, alimentos produzidos em outros locais teriam seu transporte comprometido dentro da cidade. Os projetos apresentados a seguir trazem algumas soluções para esses problemas.

GRUPO 1: CULTIVO NO MAR

O grupo pensou em construir uma barreira (caixa cinza) que separa uma grande parte da cidade da região alagada. Nesse espaço, seriam produzidos alimentos, separando o cultivo de plantas e criação de animais. Além disso, o projeto também traz moradia para os sobreviventes (recortes retangulares de papelão).

 

 

GRUPO 2: COMIDA AÉREA

No projeto Comida Aérea, o grupo construiu um teleférico que fica em cima de uma montanha e transporta comida das cidades que não foram alagadas para a cidade litorânea.

 

 

 

GRUPO 3: BARCO BRASILEIRO SALVA VIDAS

O Barco Brasileiro Salva Vidas apresenta uma estrutura elevada e plana onde os alimentos podem ser cultivados. Além disso, dentro do barco (garrafa transparente) existe um compartimento para armazenamento dos alimentos produzidos. O grupo teve uma ótima ideia, aproveitando o espaço e a disponibilidade de luz para produzir alimentos.

 

 

GRUPO 4: TELEFÉRICO DE PLANTAS

Nesse projeto, as pessoas morariam no local mais alto da cidade, como as montanhas (caixas de remédio no topo da caixa cinza). Os alimentos seriam produzidos em estruturas planas que boiam na água (caixas transparentes de ovos). Um teleférico seria utilizado para fazer o transporte dos alimentos produzidos.

 

 

GRUPO 5: ESTUFA MARÍTIMA

A estufa está localizada no solo da cidade litorânea. A parte que cobre a estufa é feita de material transparente para passar luz e possibilitar o cultivo de plantas. Além disso, o espaço foi feito para criação de animais.

 

GRUPO 6: SOCIEDADE ALIMENTATIVA

Navio com vários compartimentos e dois andares para produção de alimento. No térreo ficam os animais, representados por tampinhas de garrafas. Eles têm acesso ao terraço do prédio por meio de um elevador (copo de isopor), dessa forma, conseguem tomar sol. No primeiro andar fica a estufa. O teto da estufa é revestido por um material transparente para possibilitar a passagem de luz. Além disso, o andar também contém uma composteira para produção de adubo.

 

6° ano B: Moradia

Com o aumento do nível do mar, as casas das cidades litorâneas seriam perdidas pelo alagamento. Os alunos pensaram em projetos para evitar a perda das habitações existentes no local ou planejaram a construção de novas casas em modelos que interagem com as características de um local alagado.

GRUPO 1: SUBMARINO RECICLÁVEL

O grupo criou um submarino para as pessoas morarem. Encontraram alternativas interessantes para representar o protótipo: materiais pequenos e com boa estética (utilizaram garrafa pet que já estava pintada). O submarino apresenta movimento por meio de uma hélice.

 

 

GRUPO 2: SUPER BOIA BUM

Super Boia Bum são casas (caixa azul) que flutuam por meio de boias (isopor amarelo). Além disso, é possível fazer sua locomoção por meio de uma hélice e mantê-las fixadas em determinados locais através de âncoras (chumbinhos com rede verde).

 

 

GRUPO 3: EDIFÍCIO SUBMERSO

Edifício construído no solo (caixa de papelão) que ficaria submerso após alagamento das cidades litorâneas. O prédio apresenta vários andares e apartamentos. As pessoas podem sair e entrar no local por meio de túneis (garrafas transparentes encaixadas nas laterais da caixa de papelão) que levam até submarinos (garrafinhas brancas).

 

 

GRUPO 4: SEM NOME

Cidade subterrânea (caixa colorida) com tubos para entrada de oxigênio (rolos de papel higiênico), elevadores e escadas que levam as pessoas acima do nível da água. Nesse local existe uma casa que fornece energia e sinal para toda a cidade (caixa menor em cima da caixa colorida): “Esta casa serve para obter energia pela placa solar e transportar sinal e energia para toda a cidade. Também serve para estudar o nível da água e mandar essa informação para as cidades próximas. ”

GRUPO 5: SUPER CASA EFICIENTE

Observação: o prédio está de ponta cabeça, não foi possível expor no sentido correto.

Prédio submerso (caixa de papelão). Apresenta 5 andares, um elevador (caixinha menor em cima da caixa de papelão maior) e janelas para entrada de luz. Tubos foram construídos na parte subterrânea.

 

 

 

 

GRUPO 6: TERRA AO AR

Estrutura com alavanca que possibilita movimentar a cidade para cima ou para baixo, de acordo com o nível da água.

 

 

 

6° ano C: Geração de Energia

A maior parte da população mundial depende hoje de energia para sobreviver: luz, funcionamento de aparelhos eletrônicos, produções industriais, maquinários, aquecimento da água, entre outros fatores. Nesse contexto, os alunos analisaram as características da cidade litorânea após o alagamento e planejaram projetos para produção de energia nesse ambiente, utilizando os recursos disponíveis.

GRUPO 1: SEM NOME

O grupo foi o único que pensou em produzir energia eólica, aproveitando a disponibilidade de ventos fortes do litoral como recurso para produção de energia. Com poucos materiais conseguiram representar sua ideia.

 

 

 

 

 

GRUPO 2: CLOUD

Cloud produz energia por queda d’água em turbinas (palitos). Essa energia é transferida por fios para uma fábrica de celulares. As baterias dos celulares duram muitos meses e, quando acabam, podem ser recarregadas através de energia solar.

 

 

GRUPO 3: RDJ EMPRESA

Na RDJ Empresa a energia é gerada pela queda d’água em uma turbina. O grupo pensou em um mecanismo interessante para produzir a queda d’água: canos (de papelão) na vertical que recebem água e fazem uma turbina girar (roda azul pendurada), produzindo energia.

 

 

 

 

 

GRUPO 4: TURBINA SMV

As Turbinas SMV ficam localizadas abaixo dos bueiros da cidade. Canos (canudos de plástico) são direcionados para as turbinas que giram com a força d’água. Essa água retorna para região alagada através de outros canos.

 

 

GRUPO 5: SEM NOME

O grupo criou um projeto no qual uma turbina é movimentada através de queda d’água. Construíram tubulações inclinadas para produzir a queda d’água. Escolheram utilizar garrafas PET e tubos de papelão para fazer a tubulação. Além disso, também pensaram em encaixes e evitaram utilizar durex para fixar os materiais.

 

 

 

 

 

GRUPO 6: TT EMPRESAS

TT Empresas gera energia através de queda d’água em uma turbina. A turbina fica dentro de tubulações (PET transparente) construídas embaixo da água com inclinação para produzir queda d’água.

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