A educadora Michie Akama faria 111 anos no dia 18 de setembro. Em homenagem à data, representantes da Fundação Instituto Educacional Dona Michie Akama prestaram uma singela homenagem para a fundadora da entidade mantenedora do Centro Educacional Pioneiro na praça que leva o seu nome. A cerimônia foi na manhã deste sábado, 20 de setembro.
Michie Akama, professora por formação, veio do Japão junto com o marido e desembarcou no Brasil em 1930. Imigrantes e recém-chegados foram trabalhar na lavoura de café para se estabelecerem. Uns anos mais tarde, Michie Akama fundou em São Paulo a Escola Feminina de Corte e Costura, por onde passaram cerca de 5 mil mulheres.
Em dissertação de mestrado publicada pela Universidade Estadual de Campinas, Regina Akama coletou relatos onde fica evidenciada a importância da formação proporcionada pelo internato nas trajetórias de vida das mulheres que passaram por aqui.
Em 1971, a educadora transforma a escola que até então era somente para alunas em um curso para homens e mulheres e nasce assim o Centro Educacional Pioneiro.