• Home
  • Notícias
  • Fundação Michie Akama comemora 60 anos pela Educação

Fundação Michie Akama comemora 60 anos pela Educação

No dia 21 de setembro de 2019, a Fundação Instituto Educacional Dona Michie Akama comemorou seu 60º aniversário com uma festa que reuniu autoridades*, representantes de entidades nikkeys, colaboradores, ex-alunos e empresas parceiras. Foi a celebração de uma trajetória marcada por conquistas, determinação, compromisso, doação e, principalmente, sonhos.

Veja as fotos do evento.

Mesa de autoridades da Festa de 60 Anos da Fundação

O grupo de taiko do Nippon Country Club abriu a cerimônia, seguida de um pronunciamento do mestre de cerimônia, o coordenador do Ensino Fundamental II e Médio do Centro Educacional Pioneiro, Álvaro Vieira Neto. Após os hinos do Japão e do Brasil, o presidente do Conselho Curador da Fundação Michie Akama, Paulo Guilherme Amaral Toledo, deu as boas-vindas às autoridades e ao público presente. Ele relembrou sua própria história de vida, ressaltando a generosidade de Dona Michie, pois graças às bolsas de estudo concedidas pela escola, ele e seus irmãos puderam estudar e se formar no Centro Educacional Pioneiro.

Apresentação do grupo de taiko do Nippon Country Club

A cerimônia teve também as palavras do Dr. Airton Grazzioli, representante do Ministério Público; do Cônsul Geral do Japão em São Paulo, excelentíssimo senhor Yasushi Noguchi; do General e Conselheiro da Fundação, Akira Obara; da diretora-geral do Pioneiro, Irma Akamine Hiray; e do presidente da Diretoria Executiva da Fundação, Fernando Nobuo Shiguemichi.

A perseverança e os ideais de Dona Michie foram ressaltados por todos. Grazzioli falou que a “semente” plantada por Dona Michie, de fazer o bem e de educar, deve ser bem tratada para se perpetuar, e que ela foi certamente uma pessoa especial. O Cônsul Noguchi agradeceu o empenho de Dona Michie Akama em preservar e difundir a cultura japonesa em solo brasileiro, e desejou que a educação que os imigrantes deram aos seus filhos possa ajudar a estreitar ainda mais a relação entre Brasil e Japão.

O General Obara enalteceu o casal Jiuji e Michie Akama por realizarem seus sonhos, e a diretora Irma agradeceu a todos que fizeram parte da história construída por Dona Michie, desde a Escola de Corte e Costura até a criação e consolidação do Centro Educacional Pioneiro. E lembrou que, ao fundar o Pioneiro, Dona Michie tinha 68 anos, o que é “inspirador para todos nós”.

Da esquerda para a direita: o coordenador Álvaro Vieira Neto, o presidente do Conselho Curador Paulo Guilherme Amaral Toledo, o representante do Ministério Público Airton Grazzioli, o cônsul geral do Japão no Brasil Yasushi Noguchi, o general Akira Obara, a diretora Irma Hiray e o presidente da Diretoria Executiva Fernando Nobuo Shiguemichi

Para encerrar a solenidade, o presidente da Diretoria, Fernando Shiguemichi, agradeceu a todos que fazem parte da comunidade Pioneiro e que, de forma direta ou indireta, contribuíram para que o sonho de Dona Michie permanecesse vivo até hoje. E terminou expressando seu desejo por uma educação que leve o País a um crescimento ético, seguro e sustentável.

Homenagens
A festa contou com a entrega da Medalha de Mérito Michie Akama ao diretor institucional da Fundação, Katuoki Ishizuka; e ao presidente do Conselho, Paulo Guilherme Amaral Toledo, por suas contribuições à instituição.

General Akira Obara entrega a Medalha de Mérito Michie Akama a Katuoki Ishizuka; a diretora Irma entregou a honra a Paulo Guilherme Amaral Toledo

O vereador Aurélio Nomura, que não pôde comparecer devido a uma viagem ao exterior, presenteou a Fundação com uma placa de Honra ao Mérito, entregue pelo seu assessor Tomio Katsuragawa, e pelo seu representante Décio Oda. A placa faz alusão ao “importante trabalho dedicado à Educação Integral dos jovens e pela alta qualidade do ensino, tornando-se uma das instituições mais respeitadas do Brasil”.

Paulo Guilherme Toledo, Décio Oda, Fernando Shiguemichi e Tomio Katsuragawa exibem a placa de Honra ao Mérito concedida pelo vereador Aurélio Nomura

Atrações
As atrações do dia contaram com um emocionante minidocumentário sobre a vida de Dona Michie, roteirizado por alunos**, narrando a trajetória da educadora japonesa desde que chegou ao Brasil até a instituição do Centro Educacional Pioneiro. Eles tiveram ajuda de outros dois ex-alunos, Mario Okuhara e Fabio Omura Ito, que colaboraram com a curadoria de conteúdo e produção de motion graphics.

O Hino da Fundação, escrito na época da Akama Gakuin (Escola de Corte e Costura), foi ensaiado com os alunos dos 6ºs e 7ºs anos pela professora Elisa Varro. Ela pegou a partitura e ensaiou a melodia, já esquecida pelo tempo. Eles gravaram a música para eternizá-la, e o vídeo foi apresentado na Festa.

O público pôde se emocionar com a apresentação do aluno Bruno Bonfim Bioza, do 8º ano. Ele cantou a ópera “Nessum Dorma”, da peça “Turandot”, levando os presentes às lágrimas.

Aluno Bruno Bonfim, que cantou a ópera “Nessum Dorma”

Foi então a vez de inaugurarem a placa alusiva ao evento. Foram convidados o neto da Dona Michie, o também secretário do Conselho Curador da Fundação, Edson Akama; e o Cônsul Yasushi Noguchi, que descerraram a placa.

Cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, e o neto da Akama sensei, Edson Akama, descerram a placa comemorativa do evento

Foi uma belíssima tarde, com muitas homenagens e a certeza de que os valores e os ideais de Dona Michie Akama estão vivos em cada um de nós. O trabalho da Fundação, instituída por ela, perpetua seus objetivos de, por meio da Educação, formar jovens transformadores do mundo, conscientes de suas responsabilidades éticas, sociais e ambientais.

* Estiveram presentes o cônsul geral do Japão em São Paulo, excelentíssimo senhor Yasushi Noguchi; o representante do Ministério Público, Dr Airton Grazzioli; as supervisoras de ensino da Diretoria de Ensino Estadual Centro Oeste, Solange Aparecida de Fátima Duques e Doralice Chiocolla; o presidente do Conselho Curador da Fundação Michie Akama, Dr. Paulo Guilherme Amaral Toledo; o presidente da Diretoria Executiva da Fundação, Fernando Nobuo Shiguemichi; o general e conselheiro da Fundação, Akira Obara; o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Roberto Nishio; o representante da Federação das Associações de Províncias do Japão (Kenren), Mikihisa Motohashi; o presidente da Beneficência Nipo Brasileira de São Paulo (Enkyo), Akeo Uehara Yogui; o representante-chefe do escritório da JICA Brasil, Hiroshi Sato; o vice-presidente educacional do Centro Brasileiro de Língua Japonesa (CBLJ), Hiroyuki Hino; o presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Eduardo Yoshida; o diretor geral da Fundação Japão, Masaru Susaki; o representante da Associação Kibo no Iê, Nelson Ken Iti Okumura; o presidente da Associação Ikoi no Sono, Sunao Sato; o representante da Associação Kodomo no Sono, Sérgio Ocimodo Oda; o presidente da Associação Harmonia de educação e Cultura, Tadayoshi Wada; a diretora do Colégio Oshiman, Mayumi Madueño Silva; o vice-presidente do Grupo Escoteiro Caramuru, Adriano Nakagawa; o vice-presidente da Associação dos Antigos Escoteiros Caramuru, Ricardo Ishikawa; os representantes do vereador Aurélio Nomura, Décio Oda e Tomio Katsuragawa.

** 8º B
Helena Ramos

9º A
Cinthia Fukuma
Enrico Bessanese
Mateus Pelegrina

9º B
Júlia Blaz
João Manso

2º EM
Gabriela Kubota
Emilie Chen
Júlia Kasuga
Enzo Simonato

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn