Selma Alfonsi assumiu, em maio, a coordenação dos Ensinos Fundamental II e Médio do Pioneiro. Há 18 anos no Pioneiro, Selma era coordenadora de Língua Inglesa e assumiu interinamente os segmentos há alguns meses.
Agora, encara com determinação o novo desafio de manter os jovens engajados, fortalecer a parceria com as famílias e implementar propostas pedagógicas interessantes e significativas, sempre com o compromisso de preparar os nossos jovens para a entrada na universidade.
Conheça mais sobre nossa nova coordenadora na entrevista abaixo!
Pioneiro – Selma, pode fazer uma breve apresentação acadêmica e profissional: onde estudou, formação, experiências profissionais?
Selma Alfonsi – Graduei-me em Letras/Tradutor e Intérprete, pela Faculdade Ibero-americana de Letras e Ciências Humanas. Na época, eu pensava em seguir a carreira de intérprete, pois atuava como secretária bilíngue em empresas multinacionais, como o Abbott Laboratórios, o Banco de Boston, Arthur Andersen, e precisava auxiliar alguns executivos estrangeiros, em visita ao Brasil.
Ao término da graduação, fui convidada a ministrar aulas em um curso de inglês, paralelamente ao meu trabalho na empresa, e achei a experiência fascinante. Mais tarde, para conciliar trabalho e maternidade, optei por dedicar-me somente às aulas.
Naquele momento, percebi que as demandas da educação requerem um conhecimento mais específico e aprofundado não só dos conteúdos, mas também do desenvolvimento humano. Dessa forma, fui especializar-me. Além dos diversos cursos de extensão e de três especializações: Língua Inglesa, Educação Bilíngue e Docência no Ensino Superior, pude realizar o meu grande sonho que era fazer um mestrado. Em 2013, concluí o mestrado e em 2018 o doutorado, ambos no Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: Psicologia da Educação, da PUC-SP.
Pioneiro – No seu tempo livre, o que gosta de fazer?
SA – Sou uma pessoa reservada, apesar de gostar muito de estar com pessoas. Aprecio muito as artes; adoro ler, ouvir música, viajar e, principalmente, estar com a minha família e com minha cachorrinha, a Mini.
Desde muito pequena, gosto de cantar. Participei por muito tempo de um coral e de musicais, que eram apresentados em vários teatros de São Paulo. Foram experiências incríveis!
Pioneiro – Tem algum ou alguns momentos memoráveis da sua trajetória aqui no Pioneiro? Queria que comentasse alguma boa lembrança.
SA – Nesses 18 anos de Pioneiro, tive vivências muito significativas em sala de aula e na coordenação de inglês, pois acompanho os alunos do Infantil ao Ensino Médio. A convivência diária com as crianças e jovens enriquece a nossa vida. Os sorrisos, o olhar carinhoso, a interação respeitosa são marcantes nesta escola. Além disso, a parceria com a equipe de inglês tem sido muito gratificante.
Algo que também foi marcante foi a apresentação de teatro dos professores, “O Auto da Compadecida”, em 2019. A minha personagem era a Compadecida, foi emocionante e muito lindo! A dedicação e a interação do grupo foi inesquecível.
Pioneiro – De suas experiências profissionais anteriores, o que pode trazer de contribuição para os segmentos do Fund II e Médio?
SA – A minha trajetória acadêmica e as experiências que tive nas empresas e nas escolas como professora e coordenadora de inglês refinaram a minha compreensão sobre planejamento, gestão e liderança.
Nos segmentos do EFII e EM estão indivíduos passando pela fase mais desafiadora das suas vidas, que é a adolescência. A gestão desses dois segmentos requer sensibilidade para compreender as necessidades, preocupações e anseios dos alunos, dos professores e das famílias.
Pioneiro – Quais serão seus principais desafios como Coordenadora Pedagógica dos Ensinos Fundamental II e Médio?
SA – A gestão requer a mobilização e organização do talento humano e, nesse sentido, precisamos envidar todos os esforços para manter as alunas e alunos engajados nas suas aprendizagens. Manter os adolescentes engajados é sempre um desafio. Buscamos implementar propostas pedagógicas interessantes e significativas para os alunos, com um olhar crítico-reflexivo sobre as nossas práticas, e a parceria com as famílias é fundamental.
Além disso, a implementação do Novo Ensino Médio tem sido um desafio para nós e para todas as escolas brasileiras. De qualquer forma, o nosso compromisso continua, que é o de preparar os nossos jovens para a entrada na universidade.
Pioneiro – O que os alunos podem esperar de mudanças nos dois segmentos?
SA – Pretendemos potencializar projetos que já estão dando muito certo como o Trilha, Mediação e Inovadoria e, juntamente com a equipe de professores e as coordenações de área, buscar atividades engajadoras que incrementem a formação desses jovens.
Alunos, professores e famílias podem contar com uma coordenadora comprometida, disposta a ouvir e a contribuir para o desenvolvimento de todas e todos.