… estratégia de vendas. Analise o fato e depois avalie como
Caso 1
Estratégia Proposta:
Durante a organização e planejamento das estratégias de vendas, foi combinado comprar (todos do time concordaram)
1 cartão-presente no valor de R$ 50
1 conjunto de canetas “x” no valor de R$ 100
o valor foi retirado do caixa.
Ação:
No dia da Festa Junina haviam 2 caixas para colocar o nome dos concorrentes. Eles poderiam optar concorrer entre o cartão ou as canetas. A regra consistia em ter que comprar no mínimo 2 frascos de chorume (R$ 5 cada).
Resultados:
Foi vendido R$ 278,00 em chorume.
Ao invés de 1 cartão de R$ 50,00 foi comprado mais 1 cartão de R$100,00 sem consultar ninguém.
Os 2 cartões e o jogo de canetas foram sorteados.
Analise:
Faça uma análise da situação descrita e escreva um aspecto positivo e um negativo dessa estratégia de venda.
- Qual a conclusão que pode ser tirada dessa experiência?
- O que você faria diferente?
- Quais os cuidados que deveriam ter sido tomados pelo departamento de vendas? Para que servem as promoções?
Parando para pensar e aprender:
Para que servem as promoções?
Quando uma promoção deve ser pensada e implantada? No início do evento? Do que depende?
Como garantir que o mesmo não se repita?
Indique os momentos / situações que não devem ser repetidas numa próxima ocasião.
Dicas: PRODUÇÃO EM ESCALA, alguns dados de anos anteriores.
Empresas produtoras de chorume: Adushow e Piocomposta / 2018.
Venderam um total de 50 litros de chorume em cada uma das festas da escola: Festa Junina e Mostra Cultural.
Frasco de 100mL de adubo líquido a R$3,00 unidade.
Adushow/2019
Disparou em vendas do adubo e da publicação do encarte Programa Aprender a Empreender a R$15,00. Estruturou um sistema de vendas por autoatendimento.
PioComposta/2019
Perdeu mercado e as vendas foram baixas. Desmotivação tomou conta do grupo e perdeu a liderança e o apoio de seus colaboradores.
Atividade. Discuta com a turma sobre ações que devem ser cuidadas e tomadas para evitar situações de ruptura, desânimo e conflitos dentro da startup.
DiverPio/ 2018
Produziram e venderam 54 brinquedos na Festa Junina a R$ 10,00/ unidade, decidiram estabelecer preço de venda promocional pela entrada no mercado.
Para a Mostra Cultural repetiram o sucesso produzindo novamente a mesma quantidade a R$ 12,00 / unidade. Venderam tudo. Na avaliação final constataram que os clientes estavam muito satisfeitos com o produto.
PioHappy / 2018
Produziram 2 brinquedos diferentes, 20 de cada. Todos os 40 brinquedos foram vendidos na Festa Junina a R$ 10,00 e R$ 8,00 a unidade.
Decidiram dobrar a produção para a Mostra Cultural chegando ao número de 60 unidades ( 30 de cada).
Na avaliação concluíram que houve dificuldades em relação ao cumprimento do cronograma de produção gerando queda na qualidade dos brinquedos.
Atividade. Compare o comportamento das 2 empresas. Analise e discuta sobre como decisões importantes devem ser conduzidas e cuidadas para evitar ou reduzir situações que comprometam a imagem da startup.
- Valeu a pena dobrar a produção?
- Será que gerou conflitos entre os participantes?
- Receber críticas dos clientes sobre a perda de qualidade do produto pode ter que tipo de consequências para a imagem da empresa? É possível reverter essa imagem? Como?
- Essa situação poderia ter sido evitada? Como?