DESAFIOS

16 de julho de 2020
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… estratégia de vendas. Analise o fato e depois avalie como        

               

Caso 1

Estratégia Proposta:

Durante a organização e planejamento das estratégias de vendas, foi combinado comprar (todos do time concordaram) 

1 cartão-presente no valor de R$ 50

1 conjunto de canetas “x” no valor de R$ 100

o valor foi retirado do caixa.

Ação:

No dia da Festa Junina haviam 2 caixas para colocar o nome dos concorrentes. Eles poderiam optar concorrer entre o cartão ou as canetas.  A regra consistia em ter que comprar no mínimo 2 frascos de chorume (R$ 5 cada).

Resultados:

Foi vendido R$ 278,00 em chorume.

Ao invés de 1 cartão de R$ 50,00 foi comprado mais 1 cartão de R$100,00 sem consultar ninguém.

Os 2 cartões e o jogo de canetas foram sorteados. 

Analise:

Faça uma análise da situação descrita e escreva um aspecto positivo e um negativo dessa estratégia de venda. 

  • Qual a conclusão que pode ser tirada dessa experiência? 
  • O que você faria diferente? 
  • Quais os cuidados que deveriam ter sido tomados pelo departamento de vendas?  Para que servem as promoções? 

Parando para pensar e aprender:

Para que servem as promoções? 

Quando uma promoção deve ser pensada e implantada? No  início do evento? Do que depende? 

Como garantir que o mesmo não se repita? 

Indique os momentos / situações que não devem ser repetidas numa próxima ocasião.

Dicas: PRODUÇÃO EM ESCALA, alguns dados de anos anteriores.

Empresas produtoras de chorume: Adushow e Piocomposta / 2018.

Venderam um total de 50 litros de chorume em cada uma das festas da escola: Festa Junina e Mostra Cultural.

Frasco de 100mL de adubo líquido a R$3,00 unidade.

Adushow/2019

Disparou em vendas do adubo e da publicação do encarte Programa Aprender a Empreender  a R$15,00. Estruturou um sistema de vendas por autoatendimento.

PioComposta/2019

Perdeu mercado e as vendas foram baixas. Desmotivação tomou conta do grupo e perdeu a liderança e o apoio de seus colaboradores.  

Atividade. Discuta com a turma sobre ações que devem ser cuidadas e tomadas para evitar situações de ruptura, desânimo e conflitos dentro da startup. 

DiverPio/ 2018

Produziram e venderam 54 brinquedos na Festa Junina a R$ 10,00/ unidade, decidiram estabelecer preço de venda promocional pela entrada no mercado.

Para a Mostra Cultural repetiram o sucesso produzindo novamente a mesma quantidade a R$ 12,00 / unidade. Venderam tudo. Na avaliação final constataram que os clientes estavam muito satisfeitos com o produto.

PioHappy / 2018

Produziram 2 brinquedos diferentes, 20 de cada. Todos os 40 brinquedos foram vendidos na Festa Junina a R$ 10,00 e  R$ 8,00  a unidade.

Decidiram dobrar a produção para a Mostra Cultural chegando ao número de 60 unidades ( 30 de cada).

Na avaliação concluíram que houve dificuldades em relação ao cumprimento do cronograma de produção gerando queda na qualidade dos brinquedos. 

Atividade. Compare o comportamento das 2 empresas. Analise e discuta sobre como decisões importantes devem ser conduzidas e cuidadas para evitar ou reduzir situações que comprometam a imagem da startup. 

  • Valeu a pena dobrar a produção?
  • Será que gerou conflitos entre os participantes?
  • Receber críticas dos clientes sobre a perda de qualidade do produto pode ter que tipo de consequências para a imagem da empresa? É possível reverter essa imagem? Como?
  • Essa situação poderia ter sido evitada? Como?

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