“Para auxiliar o aluno no processo da alfabetização matemática, é importante que sejam propostas atividades que vão além do simples reconhecimento dos algarismos, buscando inserir nelas uma série de conceitos que os auxiliem a compreender as relações entre os números, e com isso, eles também passam a se aproximar mais desse universo.
Neste segundo trimestre, as turmas do Jardim I criaram o jogo da trilha, em que todos contribuíram e participaram, tanto na elaboração das regras como na confecção do tabuleiro e peões. Para reforçar o conhecimento da sequência numérica, desenhamos uma trilha com numerais de 1 a 20. Por meio de votações, definimos o tema do jogo e quais seriam os obstáculos e as casas no tabuleiro que fariam o peão avançar, retornar ou a ficar uma rodada sem jogar.
Como o tema escolhido foi o da floresta, eles enfeitaram o tabuleiro com desenhos de árvores e animais e, em seguida, colaram as suas fotos nas tampinhas de garrafa para fazer os peões do jogo.
Após tudo pronto, iniciamos a primeira partida. Eles ficaram um pouco confusos no início para entender a dinâmica do jogo, o que é muito comum, e colocavam os peões sobre as casas com o mesmo numeral que aparecia no dado, mas na segunda partida começaram a compreender que o numeral do dado indicava a quantidade de casas que avançariam com os peões.
Uma cena muito bacana que observei no final das partidas foi a torcida deles para que todos chegassem até o fim do jogo, gritando pelo número seis antes do colega arremessar o dado. Foi emocionante presenciar e perceber que a competividade realmente não faz parte da natureza humana.
Foi uma atividade enriquecedora, que proporcionou a todos momentos de muita diversão e aprendizado.”
Vanessa Dias Higashi – professora do Jardim I B