Em uma experiência única e imperdível, dez alunos de nossa escola foram escolhidos para visitar o navio oceanográfico japonês Yokosuka e conhecer o submersível de pesquisa Shinkai 6500, em sua breve passagem pelo Porto de Santos.
O convite veio do consulado do Japão, que ofereceu a oportunidade para um seleto número de visitantes e reservou dez destas vagas para nós. Depois de muita comemoração, veio uma dúvida: quem seriam os eleitos?
Para sermos justos e democráticos, lançamos o convite para os alunos do 8° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio e resolvemos que os interessados passariam por uma espécie de concurso, cujo critério de avaliação seria uma carta dizendo por que deveriam ser os escolhidos.
O resultado foi surpreendente e as justificativas encantaram a comissão julgadora. E os dez sortudos certamente tiveram um sábado inesquecível. A visita foi no dia 25 de maio, com o acompanhamento do coordenador pedagógico Durval Barbosa Alves Ferreira Filho e da professora de português Thais Morgato.
O grupo foi recebido pela tripulação e conduzido por um passeio pelo navio, ouvindo atentamente as explicações dos oficiais e dos pesquisadores. A princípio os jovens exploraram a cabine de controle. Depois descobriram outros ambientes até chegar à parte traseira da embarcação, onde fica o submarino de pesquisa e o guindaste que o coloca em operação.
Esta viagem do navio foi batizada de QUELLE (sigla para Quest for the limit of life – Busca pelos limites da vida) e também significa “raízes” ou “origem” em alemão. Terá a duração de um ano, com uma volta ao mundo para realizar pesquisas em ambientes extremos em águas profundas.
Mas esta história será contada em breve pelos jovens desbravadores, que terão como missão transmitir a experiência para os colegas em um projeto de comunicação que desenvolverão ao longo das próximas semanas. E que terá espaço também aqui no site e nas redes sociais.
Aguardem!
Por enquanto confiram esta galeria de imagens…