A nova marca do Pioneiro vocês já conhecem. Agora, chegou a hora de saber um pouco mais do processo criativo que levou a ela.
Desde 1971, quando foi criado, o Centro Educacional Pioneiro tem como objetivo oferecer excelência na formação de alunos e alunas, levando à construção de conhecimentos com responsabilidade, ética e relevância. E, para isso, precisa acompanhar as transformações do mundo. Para nosso aniversário de 50 anos, não poderia ser diferente.
Foi mais de um ano de entrevistas, estudos, workshops e projetos. A empresa de consultoria Ygró nos ajudou a entender mais a fundo a comunidade Pioneiro e, então, a designer Cláudia Hamamoto, da equipe de Comunicação e Marketing do Pioneiro, aceitou o desafio de criar uma nova marca para a escola.
Cláudia é formada em Design Industrial pela Unesp de Bauru. Tem experiência em produção de material institucional, comunicação visual empresarial e campanhas de marketing. Trabalha conosco desde final de 2019, mas sua história no Pioneiro vem de antes, quando seu filho Rafael concluiu o Ensino Médio no Pio. Sua relação com a escola e a comunidade é de gratidão e muito respeito.
Ela contou um pouco mais sobre o processo de criação da nova marca. Confira a seguir:
Pioneiro – Onde buscou inspiração para criar a nova marca do Pioneiro?
Cláudia Hamamoto – Com toda a bagagem adquirida do projeto de branding (apresentações, workshops, entregas etc), minha inspiração começou do começo (risos). Fui estudar um pouco da história da nossa fundadora, Dona Michie Akama, para entender no que ela se inspirou para criar a escola. Achei que se eu conseguisse entender isso, eu poderia criar algo que realmente fizesse sentido para os dias de hoje, pois estaria carregado do significado da origem.
Esteticamente falando, me inspirei nas estampas dos quimonos japoneses, pois na nossa origem éramos uma escola de corte e costura. Me apaixonei pelos obis japoneses, cada tipo, forma, cor tem um significado. O vestuário japonês é muito rico em simbologia. Desdobrei o meu olhar para os estilistas japoneses e orientais atuais para fazer pesquisa de cor e combinações de formas.
“A nova marca foi criada para trazer toda a ancestralidade da escola, mas atualizada para o mundo de hoje.”
Uma coincidência importante foi conhecer um pouco mais sobre as bandeiras das províncias japonesas. A maioria está alinhada com a simplicidade da bandeira japonesa. Formas simples, poucas cores e muitos significados.
Quais foram seus maiores desafios nesse processo criativo?
CH – Meu maior desafio foi juntar a inspiração (história, arte, curiosidades, escola, alunos etc) com a nova fase da escola.
No meu briefing havia 3 itens que estavam alinhados com essa nova fase:
– a criação de um símbolo que trouxesse a letra P como protagonista, um novo desenho;
– uso de elementos geométricos simples. Três, para representar os 3 segmentos. Eles representariam a integralidade e equilíbrio dessas forças;
– o conceito de movimento e dinâmica.
Qual o significado da nova marca? O que ela representa?
CH – A nova marca foi criada para trazer toda a ancestralidade da escola, mas atualizada para o mundo de hoje. Usei elementos simples que, combinados, originaram a simplicidade que buscava. “Colori” tudo isso com cores vibrantes para representar nosso mundo agitado de hoje.
Ela representa a nova fase da escola, em que ela busca se modernizar para acompanhar o mundo contemporâneo e, principalmente, ajudar o aluno a se desenvolver para esse futuro.
O que você espera desse novo momento do Pioneiro?
CH – Acredito que estamos entrando em uma nova fase na escola e que muitos esforços estão sendo feitos para garantir nossa sustentabilidade e fazer uma entrega aos alunos e pais que seja realmente relevante na vida deles e para a sociedade.
Aprendi no Pioneiro o real significado da palavra gratidão. É com essa palavra que finalizo essa entrevista. Gratidão pelo meu filho Rafael, que foi ex-aluno do Pioneiro, me inspirou no processo criativo com sua experiência como aluno e seu olhar estético tão apurado. E imensa gratidão pela oportunidade e pelo reconhecimento da escola pelo meu trabalho.
Assista abaixo ao vídeo de apresentação da nova marca do Pioneiro 2022.