Alunos, hoje vamos fazer o jogo do pique-bandeira!
Oba!!!!!
Esse é o exemplo de um diálogo nas aulas de Educação Física e a reação dos alunos é sempre de alegria, euforia e satisfação. Poderia ser outro jogo pré-desportivo, como a queimada e suas variações, um jogo adaptado das modalidades esportivas, um jogo cooperativo.
Para as crianças, jogar é se divertir!
Para nós, professores de Educação Física, é muito mais… o jogo é uma ferramenta importantíssima para estimularmos e desenvolvermos o aluno na sua totalidade, no plano motor, cognitivo e socioafetivo.
Através do jogo, temos como objetivos:
- desenvolver capacidades físicas: agilidade, velocidade, força, equilíbrio, coordenação motora, orientação espaço-temporal.
- desenvolver destrezas motoras de locomoção: correr, saltar, saltitar, esquivar e suas combinações.
- desenvolver destrezas motoras manipulativas: lançar, receber, rebater, conduzir, driblar, chutar e suas possíveis combinações.
- desenvolver o trabalho em equipe.
- desenvolver a capacidade de reflexão e tomada de decisões estratégias. Aprender a fazer a leitura do jogo, para então tomar as decisões individuais e em grupo.
- desenvolver o respeito às regras, colegas de equipe e adversários.
- desenvolver a concentração e foco, independente do momento que esteja passando no jogo.
- estimular que a criança aprenda a lidar com resultados bons e ruins, frente a si mesmo, frente a seus colegas de equipe e adversários.
Professora Silvia Emi Yamazaki – Educação Física