Se alguém sugerir que você conte uma história de improviso, você pode achar difícil a princípio, mas logo descobrirá que isso pode ser muito divertido!
Realizei uma dinâmica que chamei de “A caixa que vira uma história” com os meus alunos do 1º ano B e o resultado foi surpreendente.
Montei uma caixa com diversos objetos como óculos, chapéus, máscaras e gravatas, entre outros e sugeri que escolhessem um deles. Assim começamos a nossa brincadeira de faz de conta…
De repente tínhamos príncipes, reis, uma rainha, uma princesa, muitas borboletas e fadas. E a brincadeira virou uma história, com muitos personagens e um final feliz.
Esta dinâmica é ótima para trabalhar a capacidade de improvisar e a criatividade de cada um. A dramatização na escola enriquece a aprendizagem, desenvolve a linguagem oral e corporal e contribui para a socialização e para o crescimento cultural das crianças.
Eu desempenhei o papel de escriba e pedi que os alunos criassem um texto. Cada um foi dando sua colaboração na construção do texto coletivo.
A nossa pequena história ficou assim:
O Reino Feliz
Era uma vez uma princesa chamada Letícia.
Ela era muito bonita e boazinha.
Um dia apareceu no jardim do castelo seu amigo, o príncipe Felipe. Eles estudavam na mesma escola.
Brincavam no parquinho, quando apareceu a borboleta mágica.
A borboleta mágica atendia aos pedidos das pessoas.
A rainha fez um pedido para a borboleta:
– Borboletinha, faça que as pessoas deste reino tenham mais dinheiro!
Mas o príncipe Felipe falou:
– Antes do dinheiro, quero que as pessoas sejam felizes e que tenham saúde!!!
A borboletinha jogou o seu pó mágico nas pessoas…
As pessoas do reino ficaram muito felizes e resolveram festejar com uma festa à fantasia.
Fiquei muito feliz em poder observar e compartilhar os progressos conquistados pelos meus alunos.
Professora Cassia Maria Pereira dos Santos – 1º ano B