50 anos de Pioneiro

2021, ano que celebramos os 50 anos do Centro Educacional Pioneiro. E por que “Centro Educacional”? Porque a professora  Michie Akama, instituidora do Pioneiro, sonhava em construir um centro de educação, um centro de referência e não simplesmente mais uma escola. 

ATUALIZAÇÕES
Em meio século de existência, seu sonho se concretizou, acompanhando as necessidades da sociedade e dos seus educandos. Passamos por muitas mudanças e desafios. Da pequena escola de corte e costura e língua japonesa voltada para formação de moças, hoje temos todo o ciclo básico completo, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Também construímos e adquirimos novos prédios, desenvolvemos cada vez mais o uso da tecnologia para o aprendizado, investimos em novas linguagens (vídeos, podcasts, internet) e metodologias, e até enfrentamos uma pandemia que nos isolou em casa e mudou nossa forma de interação com o mundo!

No entanto, sempre cumprimos com o objetivo de preparar o jovem para o mundo por meio do conhecimento, de valores éticos, ciente de que os pensamentos crítico, científico e criativo ampliarão sua visão de cidadão e poderão subsidiá-lo para suas ações em prol de transformações na sociedade. 

O Pioneiro está sempre em ritmo frenético. 

HOJE
O mundo BANI, termo criado pelo antropólogo e futurista norte-americano Jamais Cascio e em português FANI (Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível), reflete uma sociedade que se impõe para nós de forma muito desafiadora. 

Assim, nossa escola tem a responsabilidade de cuidar da educação de crianças e jovens neste mundo tão repleto de desafios, contradições, intolerâncias, mas também de muita esperança, vontade, ideais e sonhos. Nossas práticas visam colocar o aluno como protagonista do processo e podem ser contempladas nos vários projetos apresentados: Mostra Cultural, Convivência Ética, Mechas-se, Campanhas Sociais, Chefs por um dia, Clube de Leitura,  Saraus e tantos outros desenvolvidos envolvendo as mais diversas áreas, numa trama de interdisciplinaridade.  

Temos zelado para que os espaços físicos da escola proporcionem oportunidades de aprendizagem, integração e interação entre todos. Bem como temos utilizado metodologias contemporâneas, acompanhando as necessidades dos alunos nesse mundo em constante mudança. 

Sem descuidar da saúde mental e emocional, pois a ansiedade se faz presente nesse cenário frágil, incerto, não-linear e incompreensível. Portanto, a inteligência emocional é uma das habilidades que precisa ter destaque e foco, pois se as emoções não estiverem equilibradas e se nossos alunos e alunas não souberem lidar com os sentimentos, não conseguiremos garantir um bom desenvolvimento acadêmico.

E para aprimorar ainda mais todas as habilidades imprescindíveis para o mundo atual e com o conteúdo alinhado com o curso regular, ampliaremos a grade dos Cursos Extras em 2022. Além dos mais de 20 cursos já oferecidos, como Programa de Educação Bilíngue, High School, Língua Japonesa, Teatro, Dança, Circo, Soroban, Ikebana , modalidades esportivas, entre outros,  teremos também o Ukulelê, o Minecraft e o Mindfulness.

Lançamos também o Intercâmbio Cultural, que levará alunos do Ensino Fundamental II para estudarem em Londres em julho de 2022. 

Olhando para essas cinco décadas, percebemos o quanto nossa escola mudou, avançou, se transformou, se reinventou e fez jus a ser pioneira

CONSTRUÇÃO CONJUNTA
Com muito orgulho, temos recebido nossos ex-alunos agora como pais e mães. E é emocionante ouvi-los dizer que a essência e os valores da escola são semelhantes de quando eles estudaram aqui: “ensinando todos, preparando cada um”. No entanto, constatam que atualmente a escola é moderna, atual, democrática e que continua a ter as famílias como grandes parceiras de jornada. 

Não conseguiremos construir um futuro sem considerar nosso passado. Somos o que somos hoje pois, nesse tempo, passaram por nós estudantes, famílias, professores, diretores, coordenadores, colaboradores, parceiros e conselheiros que construíram e constroem nossa história. 

Agradeço a cada um de vocês que fazem parte dessa escola que nasceu de um sonho de uma educadora e convido-os para que possamos continuar essa caminhada juntos proporcionando o melhor para nossas crianças e jovens. 

Feliz Bodas de Ouro! 

E que venha o futuro! Afinal, somos PIONEIRO!

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn