Segunda edição teve provas exclusivas para pais, muitos brindes e diversão. Confira o nosso álbum de fotos
O Pioneiro realizou, no último sábado, 18, a centenária gincana esportiva que celebra a união e o espírito de coletividade: o Undoukai. A festividade esportiva – undou significa esporte e movimento, e Kai significa reunião – foi criada em escolas do Japão por volta de 1880 com a proposta de confraternizar as famílias com os professores.
Assim, na 2ª edição do Undoukai Pioneiro, crianças, pais, avós e demais parentes se dividiram em dois times, o branco e o vermelho, e trabalharam juntos em uma série de desafios, como a bola ao cesto, o cabo de guerra e a corrida de três pernas. Toda brincadeira era anunciada em português e japonês.
Foram distribuídos brindes a cada rodada, premiando o empenho e a superação de crianças e familiares. “Eu saí com o meu saquinho cheio de brinquedos”, disse Cesar Onaka, de 7 anos. Ele chegou cedinho acompanhado da mãe, Marina, do pai, Ricardo, da avó e da tia. “Esta já é a segunda vez que a gente vem e gostamos muito. É uma forma de celebrar a família e passarmos bons momentos juntos”, disse Marina.
No almoço, as famílias saborearam oniguiris, os tradicionais bolinhos de arroz em formato triangular, e as guiozas, uma massa com recheio de legumes ou carne moída e ao final. Em seguida, foi anunciado o vencedor de 2018: o time vermelho, que se consagrou com apenas três pontos de diferença.
O evento reuniu alunos do curso de Japonês e de Soroban e lotou a quadra coberta. No total, foram mais de 140 participantes. Acesse o álbum de fotos virtuais aqui.