Uma viagem pelo universo da literatura

Pioneiro elege riqueza das obras literárias como tema da Mostra Cultural de 2018

Este ano o PIO faz uma homenagem a uma das manifestações artísticas mais ricas da humanidade: a literatura. O tema da 17ª Mostra Cultural é um convite ao despertar da leitura e à formação de alunos cada vez mais conscientes.

Estudantes do Ensino Infantil ao Ensino Médio inspiraram-se em diversas obras literárias para criar de tudo, de jogos a músicas. O clássico Frankenstein, por exemplo, deu origem a uma belíssima exposição de bonecos artesanais. Já as obras de William Shakespeare inspiraram uma poderosa instalação artística.

A direção do Pioneiro acredita que estimular o interesse pelos livros e pela arte é essencial para formar cidadãos capazes de analisar o mundo de maneira crítica. Segundo Irma Akamine Hiray, diretora do Centro Educacional Pioneiro, a literatura desempenha um papel decisivo na educação de crianças e jovens. “Os livros trazem novas experiências, com potencial para desenvolver ainda mais a escrita, uma vez que estimula o raciocínio e, sobretudo, a abordagem interdisciplinar de conceitos e experiências de mundo”, afirma.

A coordenadora Gisa Gasparotto, de Língua Portuguesa, reforça que leitores são sujeitos ativos e que a leitura também tem impacto no coletivo. “Nossos alunos são estimulados a socializar suas experiências de leitura. Assim, podemos dizer que a literatura promove a interação, que por sua vez possibilita trocas”, afirma.

Toda efervescência da Mostra Literária do Pioneiro estará aberta aos nossos convidados no dia 15 de setembro, das 10h às 14h30. Serão mais de 30 instalações dispostas pelo colégio, além de escritores convidados e contações de história. A cobertura do evento será feita em tempo real pelos alunos do 6º ano para as redes sociais do Pioneiro, site e informativo eletrônico. Não perca esse exercício fascinante pela busca pelo conhecimento.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn