Quarentena: é hora de aprender!

24 de março de 2020

O mundo passa por mudanças em um cenário inédito para todos. Pela primeira vez em nossa história recente, enfrentamos um isolamento social forçado. É natural surgirem dúvidas em relação ao processo de aprendizagem dos alunos que, de um dia para o outro, viram-se trocando a convivência do ambiente escolar pelo computador, tablet ou smartphone.

Com os colaboradores da escola não é diferente. Professores, coordenadores, equipe administrativa e direção do Centro Educacional Pioneiro e da Fundação Instituto Educacional Dona Michie Akama, todos encararam de frente o desafio de garantir o desenvolvimento dos alunos com conteúdo e qualidade, mesmo com a imposição da distância física.

Desde que o Governo do Estado de São Paulo decretou a suspensão gradativa das aulas presenciais, a partir de 16 de março, a equipe pedagógica do Pioneiro começou um processo intenso de imersão em plataformas virtuais, reuniões diárias, adaptação de materiais, formações e diálogos entre áreas e equipes. É um aprendizado constante para adequar meios e formas de levar aulas, acompanhamentos e vínculo para nossos alunos, cada um em sua casa.

Confira o que cada segmento propõe e planeja para esse período de quarentena (lembrando que outras práticas serão implementadas assim que forem devidamente estudadas pelos professores e coordenadores):

Infantil e 1ºs anos
Os alunos estão em processo de desenvolvimento da autonomia e de alfabetização, exigindo uma mediação constante dos professores. São enviadas semanalmente algumas sugestões para ampliar seu repertório cultural e as demais atividades serão realizadas quando as aulas presenciais retornarem.

Desde a semana passada, as professoras enviam tarefas, em formato PDF, para serem impressas. As crianças conseguem, assim, realizar algumas atividades que fariam em sala de aula. A programação conta ainda com vídeos de leituras de livros, música, educação física e envio de histórias em inglês.

Fundamental I
Todo o material didático foi devolvido aos alunos, que levaram os livros para casa. Por enquanto, a ênfase é em revisões, com atividades encaminhadas por ClassApp (o aplicativo de comunicação da escola).

O planejamento prevê vídeos com correções e conteúdos de inglês, música e educação física.

Fundamental II e Médio
Os alunos a partir dos 6ºs anos têm à sua disposição a plataforma Moodle, um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Quase todo o conteúdo produzido pelos professores já está na plataforma virtual e é liberado dia a dia, conforme o planejamento de estudo dos ciclos.

O que é o Moodle
Moodle, a sigla em inglês para Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, é um sistema de gerenciamento para criação de cursos online. É um software livre, ou seja, seu código é aberto e gratuito para ser adaptado conforme as necessidades de cada organização. Esses sistemas são também chamados de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ou de Learning Management System (LMS).

Ele permite a customização do ambiente virtual por meio de plug-ins, que acrescentam diversas ferramentas educacionais como fóruns, avaliações, videoconferências, compartilhamento de arquivos, questionários etc.

O Brasil é o 4º país do mundo em número de sites registrados no Moodle (5.480, de acordo com o site oficial), perdendo apenas para os Estados Unidos (10.565), Espanha (9.589) e México (7.634). No país, instituições como a Universidade de São Paulo (USP), Unicamp e PUC (São Paulo e Rio de Janeiro) adotaram o sistema para alguns cursos e departamentos.

Ao todo, mais de 12 mil empresas e instituições de ensino de 238 países utilizam o Moodle como suporte para as “salas de aula virtuais”.

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