O projeto de leitura do primeiro trimestre começou quando apresentei o livro “Haicais animais” ao grupo na nossa roda da leitura. Neste momento explorei a capa, o autor e as ilustrações, questionando se alguém conhecia este tipo de texto. (Haicai: poema de origem japonesa, de forma fixa, constituído por dezessete sílabas distribuídas em três versos).
Em um outro momento trouxe para a nossa roda o livro “Hai – quintal”, quando os alunos puderam fazer uma comparação com o texto anterior (semelhanças e diferenças), o que foi registrado em cartaz.
Prosseguindo, dividi o grupo em duplas, e cada um recebeu um verso para ler e ilustrar. Cada dupla compartilhou com os colegas e também montamos um painel que ficou exposto na sala.
Dando continuidade ao trabalho, fizemos uma lista coletiva na lousa do que podemos encontrar no jardim (flores, borboleta, abelhas,etc…).
Retomei com o grupo as características dos haicais, distribui para eles folhas coloridas de cartolina e cada um escolheu um tema e redigiu um verso. Ao final cada um ilustrou seu verso e amarrou uma fitinha.
Quando tudo foi concluído organizamos um sarau de haicais e fomos até as salas das turmas de 1º ano para a leitura destes materiais.
Como produto final montamos na recepção um “Jardim de Haicais”, no qual cada um compartilhou sua produção.
Professora Luciana Magno – 2º ano E