• Home
  • Notícias
  • Professora faz correção coletiva de tarefa: “o ganho é do aluno”

Professora faz correção coletiva de tarefa: “o ganho é do aluno”

20 de abril de 2020

Atividade permite que estudantes dividam respostas com colegas e pratiquem autocorreção

O ambiente virtual refez a relação que temos com colegas, alunos e professores. Ao mesmo tempo em que traz algumas limitações nas interações e convivências, disponibiliza recursos que permitem ao educador explorar outras maneiras de ensinar e aprender. Foi o caso da professora Iara Rosa, de Geografia, que utilizou o Google Jamboard para experimentar um novo jeito de fazer (e corrigir) as tarefas dos 6ºs anos.

O recurso funciona como um quadro digital e colaborativo, onde os participantes podem deixar suas colaborações, além de editar e comentar o que já foi escrito. A professora deu aos alunos uma tarefa, e eles deixaram suas respostas no quadro indicado. “É uma perspectiva de aprendizagem, com mediação do(a) professor(a) e protagonismo do aluno(a)”, analisa o coordenador de Humanidades, Mário Fioranelli Neto.

Tela exibe uma das tarefas compartilhadas

Iara deixou também seus comentários sobre cada colaboração e, ao final da tarefa, indicou em um “post it” a hashtag #exercíciocorrigido.

“Pedi para eles escreverem uma nota sobre o que acharam de fazer a correção nesse formato, e assim vamos nos organizando para as próximas”, comentou a professora. O novo formato permite que os alunos entendam a importância do compartilhamento de tarefa, porque além de realizar a tarefa em si, eles dividem com os colegas as respostas e corrigem as próprias respostas.

“Se não fosse o período da quarentena, talvez não tivéssemos tentado fazer algo parecido. O ganho é do aluno, que está aprendendo de um jeito diferente a fazer a tarefa, e meu também, porque me permitiu buscar uma nova dinâmica de ensinar”, reflete Iara.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn