
O trabalho teve início a partir de uma reflexão em sala sobre o desperdício de alimentos durante o lanche. A partir dessa observação cotidiana, as crianças foram convidadas a investigar suas próprias práticas alimentares e a pensar em alternativas mais conscientes e sustentáveis. Leituras, rodas de conversa e atividades de preparo de alimentos com reaproveitamento, realizadas em casa com o apoio das famílias, tornaram-se momentos de aprendizagem e transformação.
A experiência resultou em mudanças concretas nos hábitos das crianças e também das famílias, ampliando o olhar para o cuidado com o alimento e o respeito aos recursos que temos à disposição.
“Acho muito importante participar destes congressos, pois é uma oportunidade de troca e conhecimento de outras práticas”, destacou a professora Luciana.
A participação no ICLOC, evento que desde 2009 reúne educadores para compartilhar práticas inovadoras de sala de aula, reforça o compromisso do Pioneiro com uma educação reflexiva, investigativa e colaborativa, que valoriza o protagonismo docente e a aprendizagem significativa dos alunos.