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Orientação Educacional: como chegamos até aqui

22 de abril de 2025

“Os cientistas dizem que somos feitos de átomos, mas um passarinho me contou que somos feitos de histórias.”
(Eduardo Galeano, “Os filhos dos dias”)

Waldemar Cordeiro. Movimento. 1951

Toda trajetória é marcada por um caminho. A construção desse caminho é repleta de escolhas, desejos, tropeços, transformações, permanências. A obra de Cordeiro, “Movimento” (ao lado), sintetiza a polifonia e diversificação do nosso trabalho. Em 2014 o Centro Educacional Pioneiro iniciou o projeto de Tutoria no Ensino Fundamental 2, que vinha sendo estudado e planejado dois anos antes, em 2012, tendo como marco inicial uma matéria na grade curricular dos sextos anos, Orientação de Estudos. Com a institucionalização da Tutoria a partir de 2014 buscou-se organizar, em parceria com Direção, Coordenação Pedagógica e grupo Docente, práticas sistemáticas de acompanhamento dos jovens em seus múltiplos aspectos que atravessam a escola: acadêmicos, emocionais, psicológicos, neurológicos, físicos, relacionais, comportamentais, entre outros. Foram vários desdobramentos, sempre cuidando do diálogo como ferramenta. Assim, nos aproximamos cada vez mais das alunas e alunos, famílias e profissionais de saúde.

No entanto, os caminhos são feitos ao caminhar, como escreveu o poeta Antônio Machado. Em 2020, durante a pandemia, novos desafios e muitos questionamentos. Saúde mental e convivência na internet saltaram aos nossos olhos como um novo paradigma para a escola. Nesse mesmo ano foi firmada uma parceria com o GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral/ UNESP e UNICAMP). Muitas formações, desenvolvimento moral em pauta, nova matéria na grade curricular do 6o ao 9o ano, Convivência Ética. Além disso, o projeto antibullying das Equipes de Ajuda começou a fazer parte da nossa rotina e estudos. Os conflitos ganharam outras perspectivas, mais conectados à dinâmica de aprendizagem. Karina Fukumitsu, profissional de vasto conhecimento na área da psicologia e suicidologia, nos estimulou a conhecer mais sobre as questões existenciais, os quadros de depressão, automutilação, suicídio. A Tutoria cresceu junto com suas ações e era preciso dar novos passos para acompanhar a complexidade da sociedade, escola e conhecimento. Nessa esteira, a mediação com as diversas formas do saber, inclusive com os conflitos, tornou-se parte integrante do que fazíamos, por isso desde 2020, o projeto foi chamado de Mediação.

Com mais de uma década de experiência, nossos horizontes continuam em constante ampliação. Ao longo desses anos publicamos artigos acadêmicos, capítulos de livros, participamos ativamente de Congressos nacionais e internacionais. Mais contatos com redes parceiras, universidades, educadores de várias regiões do Brasil e outros países. Centenas de atendimentos com estudantes, famílias, profissionais da psicologia, fonoaudiologia, pedagogia, psicopedagogia, neurociência, entre outras áreas. 

A partir de 2025, compreendemos que nossas ações estão atreladas a um contexto de atuação diferente, ainda mais amplo, por isso agora somos Orientação Educacional. No esquema abaixo procuramos identificar, ainda que resumidamente, nossas principais frentes:

Seguimos acreditando que nosso trabalho é construído de maneira dinâmica, sem perder as raízes sólidas de uma educação que se pretende democrática, solidária e respeitosa.

A Orientação Educacional está atualmente sob a coordenação da professora Carolina de Carvalho Vendramini e do professor Renato Luginick Ranieri.

Cordialmente,
Mário Fioranelli
Diretor Pedagógico do EFII e EM

Carolina Vendramini e Renato Ranieri
Coordenadores da Orientação Educacional 

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