A primeira infância é a fase em que a criança experimenta o mundo pelas brincadeiras, fazendo o reconhecimento de ambientes e aprendendo com os pares, sejam adultos ou crianças. Assim, avança no processo de desenvolvimento infantil. Brincar, educar e cuidar devem coexistir para que as aprendizagens sejam consolidadas.
Considerando a importância das infâncias, o Pioneiro entende que a Educação Infantil é um momento de descobertas que deve ser mediado com respeito para que a criança se sinta segura e possa conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. É um período de acolhimento que merece um olhar cuidadoso e, por isso, o Centro Educacional Pioneiro adequou a nomenclatura da Educação Infantil para garantir integração e continuidade na transição para o Ensino Fundamental I.
A coordenadora da Educação Infantil e 1os anos, Débora Martins, explica o que melhora e o que não muda com a nova nomenclatura. Confira a seguir.
Pioneiro – Qual a nova nomenclatura dos anos da Educação Infantil?
Débora Martins:
Grupo 3 (G3) – 3 anos
Grupo 4 (G4) – 4 anos
Grupo 5 (G5) – 5 anos
Pioneiro – Por que mudou?
Débora Martins: As pesquisas, estudos e vivências da Educação Infantil buscam compreender uma nova concepção de infâncias e crianças que habitam contextos sociais, históricos, culturais e políticos que interagem com os seus pares e com os adultos no meio em que vivem. Tudo isso significa que essa fase da vida é considerada como processo que produz marcas e experiências coletivas nos respectivos grupos.
O Pioneiro, que tem acompanhado estudos, leis mandatórias e proposta pedagógica, compreendeu que a mudança de nomenclatura atende as necessidades da formação para o século XXI.
Pioneiro – Como isso afeta meu(minha) filho(a)?
Débora Martins: Do ponto de vista prático, o trabalho pedagógico seguirá com os projetos, sequências didáticas, olhar e escuta atenta para o desenvolvimento infantil. Portanto, as crianças serão afetadas positivamente com a continuidade do respeito à infância que está pautada no trabalho pedagógico da Educação Infantil.
Pioneiro – Muda só o nome ou o currículo também?
Débora Martins: Muda só o nome. O currículo segue considerando os direitos de aprendizagem pautados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Pioneiro – A Educação Infantil também irá mudar de nome ou continua sendo “Educação Infantil”?
Débora Martins: Para sempre EDUCAÇÃO INFANTIL.