Um passeio pelo universo da informação

15 de setembro de 2018

Jornalistas mirins tiveram contato com diversas técnicas jornalísticas para trazer aos seus leitores o melhor da Mostra Literária

É com muita satisfação que a comunicação do Pioneiro foi entregue, durante a Mostra Cultural, aos alunos do 6º ano. Supervisionados pela professora de redação Débora Amorim e por uma jornalista profissional ligada ao Pioneiro, eles vestiram seus coletes, sacaram seus bloquinhos e saíram pelos corredores em busca de curiosidades sobre os projetos apresentados pelos colegas de outros anos. Tudo isso sem descuidar do compromisso de entregar no horário, afinal, para comunicar a Mostra em tempo real, foi preciso agilidade.

A melhor de todas as notícias, na verdade, é que eles abraçaram a causa e se preparam por quase dois meses para a missão. Eles treinaram a edição de textos com a professora e tiveram contato com diversas técnicas do jornalismo, como a produção de leads, a coleta de aspas, a abordagem dos personagens e estratégias de captura de boas imagens. Eles ainda assistiram a uma palestra sobre jornalismo e tiveram um momento especial para o debate e para as dúvidas. “Posso colocar filtros nas fotos e usar o flash?”, “Como eu sei se estou fazendo uma boa pergunta?”, “E se o entrevistado não quiser me responder?”, “Preciso gravar tudo o que ele me diz?”

O exercício do jornalismo na escola ajuda a treinar o foco temático na produção de textos, estimula a interação entre os alunos e aguça a curiosidade, segundo a jornalista Luciana Vicária, que ministrou a palestra. “O senso aguçado da criança pela novidade é sem dúvidas um impulso natural que torna a busca pela informação um trabalho prazeroso”, afirma Luciana.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn