• Home
  • Notícias
  • Proposta de sala sensorial é exibida em evento educacional

Proposta de sala sensorial é exibida em evento educacional

6 de julho de 2018

Professoras do Pioneiro destacam a mobilização dos alunos como principal ganho de uma proposta pra lá de inovadora

Os professores do Pioneiro estão cada vez mais engajados na tentativa de propor trabalhos que mesclem diversas áreas do conhecimento e estimulem os alunos a buscar soluções que envolvam criatividade e colaboração. São propostas como a da sala sensorial, apresentada na Mostra Cultural, que no mês passado foi aceita em um evento de boas práticas educacionais chamado ICLOC, em São Paulo.

O Congresso de Práticas na Sala de Aula, organizado pelo Instituto Cultural Lourenço Castanho (ICLOC), teve mais de mil trabalhos inscritos, que foram apresentados por cerca de 1.700 educadores. O evento aconteceu no Colégio Presbiteriano Mackenzie e reuniu educadores e gestores de escolas públicas e privadas para compartilharem informações e experiências de sala de aula.

A sala sensorial do Pioneiro, uma instalação montada por alunos de 4º e 7º anos, aguçou os sentidos dos visitantes por meio de estímulos sonoros, táteis, visuais, olfativos e até de paladar. Todo o trabalho desenvolvido foi inspirado e mediado pela obra musical “Hommage à Bério” de Flô Menezes. “Em uma sala fria, os visitantes são convidados a retirar os sapatos e pisar em um plástico bolha enquanto são expostos a uma série de estímulos e escutam a melodia de Flô Menezes”, explicam as professoras Elisa Varro, Elisabete Tae Kuwano Koga e Rozangela Lipere Rodrigues e Segundo elas, o objetivo foi oferecer uma experiência completa de arte e possibilitar, de forma lúdica, a utilização de todos os sentidos do público na exploração do espaço, em busca de sensações possibilitando uma série de trocas construtivas.

“Agradecemos por esta oportunidade e gostaríamos de parabenizar pelo grande evento que foi o 10º congresso ICLOC. O conteúdo e a qualidade dos palestrantes foram excelentes, e a organização durante o evento foi ótima.” comentam as professoras.

Um outro trabalho da escola também foi selecionado e rendeu muitos elogios: o projeto de Iniciação ao empreendedorismo com produtos de composteira, apresentado pelas professoras Marcília Tiaki Nakai Kawata e Thaís Leonardi Sarra.  Saiba mais sobre ele aqui.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn