Poética homenagem para Vinícius de Moraes

29 de maio de 2013

Os corredores do Pioneiro já não são os mesmos! Os alunos dos 9º anos montaram uma linda exposição em comemoração ao centenário de Vinícius de Moraes e trouxeram novas cores e sons para a nossa escola.

Os sonetos deste poeta, que é um dos grandes representantes de nossa literatura, foram escolhidos como objeto de estudo para essas turmas, que estão desenvolvendo o tema da versificação (rima, métrica, ritmo, escansão), muito utilizada em poemas.
Assim, além da análise dos textos, os alunos também tiveram como missão estudar a biografia do autor, criar sonetos sobre o amor e transformartrês andares da escola em uma sensacional viagem pelo universo do poeta.

“Gostaria que meus alunos fossem decididos, dinâmicos, curiosos, questionadores e tivessem respeito pela opinião do outro. Talento e criatividade todos têm, mas nem sempre há uma oportunidade de demonstrar isso”, explica Fernanda Medeiros, professora de português.
Ela conta que planeja as atividades para em que os alunos deixem a timidez de lado e se expressem bem em diferentes situações. “É preciso ter sensibilidade e oferecer atividades apropriadas. Nessa exposição descobri o talento escondido de muitos”, enfatiza, citando como exemplos um aluno que toca violão e interage bem com a plateia, outra aluna que consegue falar bem em público, um que é um grande líder, uma que já é uma projetista ou arquiteta e ainda outra que fez o orçamento e previu os gastos.

Os alunos revelam que as maiores dificuldades foram filtrar e estruturar as melhores ideias, defender o próprio ponto de vista e aprender a ceder frente às ideias dos outros. Ressaltam que um dos pontos altos dessa jornada de aprendizado foi aprender a se posicionar e a colaborar com o grupo.

Eles confessam que as suas motivações para criar a exposição mudaram ao longo do trabalho. Inicialmente eram levados pelo “vale nota”, mas a atividade ganhou importância e passaram a se dedicar com empolgação pela satisfação pessoal, pela vontade de comunicar bem a ideia, pelo aprendizado e pela valorização do trabalho em grupo.

Os professores que visitaram a exposição destacam como um aspecto importante a percepção dos alunos de que poderiam aprender por meio de um trabalho colaborativo e não somente por meio de fichas e provas. Eles estudaram a biografia do poeta, perceberam a sua importância para a nossa literatura e descobriram em seus poemas a temática social e a visão dele sobre o amor.

Foi um trabalho rico em todos os sentidos. A criatividade imperou e encantou os visitantes. Montaram uma linha do tempo, desenvolveram pôsteres, entregaram bexigas com mensagens surpresa e simularam até uma praia de Ipanema, entre tantas outras criações.

[su_youtube url=”http://www.youtube.com/watch?v=OHQLwmiVOto”]

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn