• Home
  • Notícias
  • Pioneiro participa da Conferência Scratch Brasil na USP

Pioneiro participa da Conferência Scratch Brasil na USP

7 de outubro de 2017

Projeto Maker participa da Mostra Interativa e equipe docente tem três trabalhos aprovados

mostra interativa usp

A Universidade de São Paulo sediou a primeira Conferência Scratch no Brasil entre os dias 5 e 7 de outubro, um evento, promovido anualmente pelo Media Lab do MIT e ponto de encontro de gestores, educadores, pesquisadores e desenvolvedores interessados em criar, compartilhar, colaborar e aprender com o Scratch.

O Projeto Maker do Pio foi representado pelos alunos do 8º ano B, Vinicius Kenji Yamada, Naoki Iwawaki e Gustavo Akihiro Ouchi. Eles participaram da Mostra Interativa ensinando o público a construir um ar condicionado portátil de baixo custo! A ideia de trabalhar com o conforto térmico em sala de aula tem sido pesquisada pelos alunos em busca de uma solução viável para o problema mapeado. Durante a Mostra Interativa eles compartilharam o protótipo do grupo com o público.

O Pio também teve três propostas aprovadas para socializar com a comunidade acadêmica o nosso trabalho com a linguagem de programação Scratch, desenvolvidos desde 2014 no colégio. Conheça um pouco mais sobre cada um deles:

Instrumentos musicais com Scratch e Makey Makey: trabalho de construção e programação de instrumentos musicais com interação física desenvolvido em parceria entre o Período Integral Opcional e a equipe de Tecnologia Educacional.

Scratch Day: A equipe de Tecnologia Educacional apresentou a sua trajetória de organização do evento Scratch Day com a apresentação “Como socializar práticas curriculares, disseminar a programação com Scratch e formar professores em um único evento”

Matemática e jogos digitais no Ensino Fundamental I: A professora Cintia Shimohara apresentou os projetos de criação de jogos digitais programados com Scratch, na área de matemática, entre os anos de 2015 e 2017.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn